4 sinais de que sua empresa NÃO tem uma estratégia de conteúdo

marketing de conteúdo

Sua empresa tem bons resultados na internet? Se essa pergunta gera dúvida, talvez seja um bom momento para pensar a sua estratégia de marketing digital, mais especificamente o coração dela: a estratégia de conteúdo.

Hoje, a maioria das pessoas conta com a internet para resolver problemas do dia a dia. E nisso estão inclusas as compras, tanto online quanto nas lojas físicas — cerca de 90% dos consumidores pesquisam na internet antes de comprar, segundo o SPC Brasil. Ou seja, a jornada de compra para adquirir um carro, um imóvel ou até mesmo fechar novos negócios, está baseada na internet. É uma nova realidade que pede que as empresas estejam online estrategicamente. É aqui que entra o conteúdo.

Você tem uma estratégia de conteúdo?

O conteúdo que a sua empresa gera e posta no site, blog, redes sociais e em outros canais é a base de todas as ações de marketing digital. Você está dando a atenção que ele precisa?

No post de hoje, separamos alguns sinais de que sua empresa NÃO tem uma estratégia de conteúdo— e como resolver. Confira:

1. Você não sabe com quem está falando

Você tem uma ideia do público-alvo de sua empresa, mas, na web, não sabe quem acessa seu site, blog ou redes sociais, ou se seus canais digitais estão atraindo quem deveriam — as pessoas que realmente comprariam de você.

O conteúdo precisa estar alinhado com seus objetivos. Por isso, uma das etapas da estratégia de conteúdo é a buyer persona, um personagem que sintetiza as características de seu público-alvo e guia o planejamento. Para uma loja de decoração, por exemplo, a persona pode ser uma mulher de 30 anos, decoradora, que acompanha as tendências do mercado para oferecer o melhor a seus clientes. A loja precisa compartilhar conteúdo que seja relevante para esta persona.

Para atrair as pessoas certas, é preciso conhecê-las.

2. Você não sabe o que publicar

Você até sabe que deveria estar atualizando suas redes sociais, mas não encontra assunto. Você acaba falando apenas sobre sua empresa.

O conteúdo, quando relevante, guia o consumidor ao longo de todo o processo de compra — desde o momento em que ele identifica uma necessidade que sua empresa pode resolver até o pós-compra. Imagine o caso de uma mulher que gostaria de deixar sua casa bonita. Ela ainda não conhece nenhuma loja de decoração, mas vai procurar dicas sobre como escolher a cor da parede. Se alguma loja fala sobre este assunto no blog, nossa consumidora chegará até a postagem e conhecerá a empresa. A lógica segue: depois que ela conhece a loja, vai se interessar por seus produtos. Depois, vai escolher um deles. Vai comprar. O conteúdo deve atender todas estas etapas.

3. Você não sabe se a empresa aparece no Google

Parte da estratégia de conteúdo é garantir que seu site esteja bem posicionado nas buscas, pois são os primeiros resultados que recebem a maioria dos cliques.

E não apenas bem posicionado quando alguém procura por seus produtos, serviços ou empresa, mas também quando procura por assuntos relacionados. Dentre as vantagens de aparecer entre os primeiros resultados do Google estão a maior visibilidade e o público qualificado — quem pesquisa no Google já tem uma ideia do que quer, basta convencê-los que você é a solução.

4. Você não sabe se sua presença online traz resultados

Sua empresa está na web, mas você não tem certeza sobre que vantagens isso traz. Se você não consegue enxergar resultados é porque não traçou objetivos como estes e não acompanha os indicadores-chave de performance (KPIs, na sigla em inglês), métricas-chave que ajudam a acompanhar o retorno das ações de forma prática.

Uma das grandes vantagens de ter uma estratégia de conteúdo na web é a possibilidade de mensuração em tempo real. Além de saber o que tem ou não retorno, isso proporciona flexibilidade de investimentos. Ou seja: além de seus recursos serem melhor investidos, eles poderão ser remanejados com mais agilidade, diminuindo custos e gastos sem retorno.

Mais resultados, menos custos

Uma das grandes vantagens do marketing digital em relação ao marketing tradicional são os custos menores. Na web, com uma boa estratégia de conteúdo, a sua empresa conseguirá bons retornos em termos de atração, vendas e relacionamento com o cliente.

Pronto para começar a sua estratégia? Compartilhe suas ideias com a gente nos comentários!

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Autor

Alex Venceslau

Diretor da Bamboo Agência Digital, tem experiência no mercado desde de 2007. Sempre está em busca das melhores soluções e estratégias digitais para colaborar com o sucesso das organizações.