5 dicas de email marketing para seu negócio dar certo!

Sabemos que mais de 92% dos adultos presentes na internet possuem contas de email. Além disso, 61% delas acessam suas contas pelo menos uma vez por dia. 

Para que sua empresa tome as decisões mais corretas no marketing digital, listaremos 5 dicas que auxiliarão o seu planejamento e as suas ações com o email marketing.

1. Entenda a importância do email marketing

O primeiro passo para que sua campanha de email marketing tenha sucesso é entender sua finalidade.

Sua empresa precisa de uma lista de emails para comunicar, auxiliar e levar o cliente para o próximo passo. Ou seja, a empresa não deve desejar enviar mensagens para aquelas pessoas cujo objetivo não é receber seus emails. 

Assim, o email marketing pode contribuir para:

  • educar os leads: é possível ensinar pessoas com interesse no seu mercado e com perfil da empresa a entenderem tudo quanto precisam para converterem;
     
  • ativar clientes antigos: quem já comprou seu produto ou serviço pode se interessar em renovar o que já foi adquirido ou comprar um novo. Utilizar os dados que você já possui pode ajudar você nessa jornada;
     
  • aumentar as vendas: o email marketing pode incentivar que o lead tome decisões e adquira um produto.
     

2. Tenha sua própria lista de email

Muitos profissionais erram ao querer ter uma grande lista de maneira rápida. Sua lista, na verdade, deve ser proveniente do interesse do internauta, uma vez que o interesse no marketing digital deve ser atraí-lo, e não fazer spam, entregando uma mensagem não desejada.

Além de ter seus gastos aumentados, sua empresa será vista negativamente. Uma das dicas mais eficazes para evitar o desperdício de recursos é segmentar sua lista.

3. Segmente sua lista de emails

Ter as listas de emails segmentadas pode parecer algo bem simples, mas, infelizmente, não é uma prática padrão. Podemos observar a prática empresarial de enviar as mesmas mensagens para toda a lista, mesmo que alguns tenham acabado de conhecer a empresa ou que já tenham comprado com ela.

Segmentar sua lista consiste em garantir que seus emails serão tão bem personalizados quanto necessitam, entendendo que cada cliente está em um momento diferente da compra e precisa de conteúdo distinto. Emails personalizados aumentam, em média, a taxa de clique em 14% e a conversão em 10%.

4. Faça conteúdo de qualidade

Nenhuma estratégia de email marketing será bem-sucedida se um conteúdo de qualidade não for preparado. Mais de 46% das empresas enviam mensagens para divulgar seu conteúdo.

Diante de tanta concorrência, produzir conteúdo relevante para suas personas pode ser um diferencial. Para fazer isso:

  • faça pesquisas com seu público para definir um cliente ideal que, embora seja fictício, possa representar seus interesses, desejos e medos;
  • procure pelas buscas mais efetuadas pelo seu público para entender quais são as respostas de que mais precisam;
  • utilize exemplos práticos: seus leads entenderão melhor as mensagens produzidas se elas forem exemplificadas para a realidade que vivem.

5. Estruture bem a sua mensagem

Ter uma mensagem bem formatada significa que seu email será bem recebido e lido pelos internautas. 

Escolha um bom título

É importante escolher um título chamativo e que descreva bem o que você quer oferecer. Entretanto, vale a pena lembrar que você não deve ultrapassar os 70 caracteres para não correr o risco de que seu título apareça cortado para o assinante da sua lista.

Formate sua mensagem para dispositivos móveis

Atualmente, muitos usuários acessam suas contas de email a partir de dispositivos móveis. Por isso, é imprescindível ter suas mensagens adaptadas para os diversos tamanhos de tela.

Deixe sua call-to-action visível

Seu lead deve ter sua chamada para ação sempre visível no email, para que não precise rolar a tela. Para isso, não a coloque apenas no final da mensagem. Lembre-se da importância desse botão, uma vez que é a partir dele que seu prospect dará o próximo passo.

Organizar sua campanha é essencial para que se tenha sucesso. Lembre-se de que apenas ter boas intenções não é suficiente, e sua empresa necessitará seguir passos como os listados aqui.

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