Saber como otimizar a comunicação na equipe de vendas é um grande passo. Com isso, é possível manter todos os vendedores mais alinhados, informados e engajados na busca de resultados exponenciais. No final, todo o negócio será beneficiado.

Uma boa comunicação também contribui para deixar o clima de trabalho mais agradável, transmitindo a percepção de credibilidade e transparência dentro da empresa. A questão é como essa comunicação pode ser melhorada. Quais ferramentas devem ser usadas?

Pensando nisso, criamos um guia especialmente para você. Hoje, vamos dar cinco dicas eficazes para melhorar a comunicação na equipe de vendas. Continue lendo o nosso conteúdo e fique por dentro do assunto. Boa leitura!

1. Estimule toda a liderança nesse sentido

Tudo deve começar pelo topo do empreendimento, os líderes. É preciso que cada um dos gestores, incluindo o CEO da empresa, comprometa-se em se comunicar adequadamente com seus subordinados. Esse pensamento deve permear a cultura organizacional.

Pensando nisso, algumas companhias adotaram a política de “portas abertas”. Significa que a porta do escritório do gestor deve estar sempre aberta para receber e ouvir seus subordinados, seja para tirar uma pequena dúvida, seja para ouvir uma sugestão.

2. Crie programas de treinamento colaborativo

Manter os consultores treinados é sempre importante. No Brasil, isso acontece muito menos do que deveria. Um dos principais motivos é o alto valor investido. Como solução, é possível iniciar treinamentos colaborativos, que também otimizarão a comunicação do time.

Para ficar mais claro, um treinamento colaborativo é desenvolvido e aplicado por alguém da própria equipe. Imagine que um dos vendedores se destaca na negociação — convide-o para criar uma apresentação sobre o assunto e compartilhar a sua “mágica” com os outros.

3. Implemente novos canais de comunicação

Um canal de comunicação é a ferramenta que serve como meio para levar a mensagem do emissor até o receptor. Ao implementar bons canais, é possível tornar a comunicação muito mais fluida e eficaz. Além disso, evita inúmeros erros ao longo do dia de trabalho.

Dentre os principais canais, é possível destacar: murais de recados, aplicativos mobile, redes sociais corporativas, TVs corporativas, email, intranet, softwares especializados e outros. Para definir o melhor, avalie o perfil da equipe de vendas e o orçamento disponível.

4. Estabeleça momentos para facilitar o diálogo

Qual a periodicidade de reuniões com a equipe de vendas? Quantas vezes essas reuniões são feitas para ouvir os funcionários?

É muito importante estabelecer momentos específicos para ouvir os vendedores, mesmo que sejam rápidos. Assim, todos podem se sentir mais valorizados pela empresa e pela liderança corporativa.

Um excelente exemplo é dado pelo Grupo Votorantim, um dos maiores conglomerados de empresas do país. Nele, são feitas reuniões de bate-papo com a liderança, momento no qual os funcionários podem eliminar suas principais dúvidas.

5. Inicie dinâmicas de integração

A proximidade do time determina a qualidade da comunicação. Quando a equipe é distante, deixa de compartilhar coisas importantes, um equívoco. Para solucionar essa situação, é possível utilizar as dinâmicas em grupo. Assim, todos se sentirão mais próximos.

Defina uma dinâmica que seja rápida, divertida e prática. Convide toda a equipe e incentive os membros a participar. A princípio, é possível que haja resistência, porém isso logo deixará de acontecer. No final, todos estarão mais felizes e próximos, o que facilita o diálogo interno.

Todas estas são dicas incríveis para praticar. Então evite que a equipe deixe de alcançar as metas de vendas por falta de diálogo, muitos menos que problemas internos surjam pelo mesmo motivo. Incentive todos a se comunicarem adequadamente.

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Wenderlan Viana

Sócio da Bamboo, atua como diretor de novos negócios, relacionamento com clientes, planejamento e estratégia. Mais de 14 anos de experiência em marketing digital é formado em design gráfico e usabilidade. Especialista em marketing digital, SEO, design de interface, arquitetura da Informação.