Parte importante das estratégias de Search Engine Optimization (SEO) que ajudam a  levar seu conteúdo ao público de forma orgânica, o link building é a arte de conquistar links em outros sites, aumentando a sua autoridade com relação ao público e ferramentas de busca na na internet.

Apesar disso, grande parte dos profissionais que trabalham com marketing digital não realiza de forma consciente um trabalho de link building. A falta de links internos e externos fazendo referência ao seu conteúdo é um dos fatores determinantes no posicionamento de seus sites e blogs em grandes sites de busca – como o gigante Google.

O link building

Digamos que você esteja lendo um artigo na internet sobre anúncios na internet. Ao chegar na parte do texto que falava: “Os anúncios online são importantes para dar um impulso às suas estratégias de Inbound Marketing” você se pergunta “Mas o que é Inbound Marketing?” e percebe que há um link exatamente sobre o trecho que falava do assunto.  Ao clicar sobre o link, abre-se um outro artigo em um site especializado falando sobre Inbound Marketing.

Com certeza você já passou por situações similares ao visitar conteúdos de diferentes sites e blog pela internet e percebe o quanto é interessante para o usuário poder navegar sobre assuntos relacionados de forma rápida, simples e prática. Isso é exatamente o que faz do link building tão importante para seu trabalho de SEO.

O Caminho para um link building eficiente

Se engana quem pensa que link building é simplesmente pedir para gestores de outros sites e blogs façam links para seu conteúdo. Antes, é necessário estar atento aos seguintes fatores:

Qualidade do conteúdo

 Um conteúdo de qualidade tem maiores chances de ser compartilhado e linkado em outros sites. Procure embutir o máximo de relevância aos materiais que você publica em seu site e blog e eles chegarão a mais e mais pessoas.

Inclua links internos e externos

Assim como você espera ser linkado em outros sites para ganhar relevância e ter autoridade junto aos leitores e ferramentas de busca, outras pessoas desejam o mesmo para o site delas. Procure compor seu texto com links para referências e assuntos relacionados tanto dentro quanto fora de seu site.

Atente-se ao texto âncora do link

 O texto âncora é a palavra ou frase em que o link está embutido. No caso do exemplo acima, o texto âncora é “estratégias de Inbound Marketing”. Seu link deve estar diretamente relacionado com o texto âncora, para atender exatamente às expectativas de quem clicar e também para informar corretamente aos motores de busca qual a informação que será acessada pelos usuários.

Tendo este cuidado, naturalmente seu conteúdo se tornará referência para outros sites e você também terá resultados mais satisfatórios na divulgação do conteúdo e no firmamento de parcerias com outros sites relevantes para o seu link building de forma consciente, relevante e eficiente.

Atingir a excelência em link building e em todas as frentes do SEO é algo que demanda tempo. Além da qualidade, o volume também é muito importante no trabalho de elevação de seu site ou blog a um nível de autoridade na internet. Porém é um trabalho muito recompensador, já que a presença e o peso de sua marca no meio digital crescem junto com a confiança do público em seu conteúdo.

A importância do link building
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Pedro Henrique Malta

Jornalista formado pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO), colaborou com alguns dos principais jornais de Goiás e atuou como assessor de comunicação. Apaixonado pela indústria cultural, está sempre disposto a conhecer novas produções e utiliza as mídias sociais para a troca de informações e experiências.