A importância do planejamento no marketing digital

planejamento no marketing digital

É comum as agências digitais receberem solicitações de orçamento com apenas uma frase: “Quero fazer marketing digital para minha empresa.”  Mas será que ao fazer esta solicitação você está realmente ciente do quão amplo é o marketing digital?

Marketing digital nada mais é do que uma extensão do marketing tradicional, que deve estar bem alinhado com a estratégia de comunicação da sua empresa. Então se você ainda não tem um planejamento de marketing bem consistente, você está pulando um passo muito importante em toda a gestão de sua empresa.

O planejamento no marketing digital é o passo primordial a ser dado em sua gestão. Mostrar para o público-alvo que sua empresa existe é a meta fundamental, depois você precisa mostrar que entende do que está oferecendo e que o seu produto ou serviço realmente é a melhor opção. Também é importante aproximar a empresa de seu público, dar voz a ele, ouvir suas sugestões e reclamações, conquistar a confiança dele. E por último, se for um cliente, certificar que realmente está satisfeito, isso naturalmente vai torná-lo um porta-voz de sua marca.

Após levantar quais são as metas a serem atingidas é hora de distribuir sua verba entre as ações que trarão os resultados mais significativos. É aqui que muitas empresas com pouco orçamento cometem o erro de fracionar a verba para que cubra todos os pontos ou para que seja consumida em um período curto. Caso sua verba não seja tão grande, foque seus esforços e dinheiro no que realmente é importante para sua comunicação – uma opção bem alinhada com seu principal objetivo e que dure um período relevante para uma boa mensuração.

O marketing digital pode ser trabalhado e levar resultados para empresas de todos os tamanhos – desde uma grande marca como a Coca-Cola a até mesmo um pequeno negócio que oferece serviços, como uma diarista que pode usar a internet para dar dicas de limpeza e se posicionar como uma autoridade no assunto, conseguindo assim novos clientes.

Portanto escolha bem seu objetivo principal, defina quem é o público a ser atingido, foque seus esforços e verba, mantenha esta estratégia por um período relevante e monitore os números. Assim você conseguirá otimizar seu tempo e resultados.

Clique aqui para saber mais sobre como atingir melhores resultados nas mídias digitais.

A importância do planejamento no marketing digital
Classifique este post

Comentários

Autor

Alex Venceslau

Diretor da Bamboo Agência Digital, tem experiência no mercado desde de 2007. Sempre está em busca das melhores soluções e estratégias digitais para colaborar com o sucesso das organizações.