É comum as agências digitais receberem solicitações de orçamento com apenas uma frase: “Quero fazer marketing digital para minha empresa.”  Mas será que ao fazer esta solicitação você está realmente ciente do quão amplo é o marketing digital?

Marketing digital nada mais é do que uma extensão do marketing tradicional, que deve estar bem alinhado com a estratégia de comunicação da sua empresa. Então se você ainda não tem um planejamento de marketing bem consistente, você está pulando um passo muito importante em toda a gestão de sua empresa.

O planejamento no marketing digital é o passo primordial a ser dado em sua gestão. Mostrar para o público-alvo que sua empresa existe é a meta fundamental, depois você precisa mostrar que entende do que está oferecendo e que o seu produto ou serviço realmente é a melhor opção. Também é importante aproximar a empresa de seu público, dar voz a ele, ouvir suas sugestões e reclamações, conquistar a confiança dele. E por último, se for um cliente, certificar que realmente está satisfeito, isso naturalmente vai torná-lo um porta-voz de sua marca.

Após levantar quais são as metas a serem atingidas é hora de distribuir sua verba entre as ações que trarão os resultados mais significativos. É aqui que muitas empresas com pouco orçamento cometem o erro de fracionar a verba para que cubra todos os pontos ou para que seja consumida em um período curto. Caso sua verba não seja tão grande, foque seus esforços e dinheiro no que realmente é importante para sua comunicação – uma opção bem alinhada com seu principal objetivo e que dure um período relevante para uma boa mensuração.

O marketing digital pode ser trabalhado e levar resultados para empresas de todos os tamanhos – desde uma grande marca como a Coca-Cola a até mesmo um pequeno negócio que oferece serviços, como uma diarista que pode usar a internet para dar dicas de limpeza e se posicionar como uma autoridade no assunto, conseguindo assim novos clientes.

Portanto escolha bem seu objetivo principal, defina quem é o público a ser atingido, foque seus esforços e verba, mantenha esta estratégia por um período relevante e monitore os números. Assim você conseguirá otimizar seu tempo e resultados.

Clique aqui para saber mais sobre como atingir melhores resultados nas mídias digitais.

A importância do planejamento no marketing digital
Classifique este post

Alex Venceslau

Diretor da Bamboo Agência Digital, tem experiência no mercado desde de 2007. Sempre está em busca das melhores soluções e estratégias digitais para colaborar com o sucesso das organizações.