Blog Corporativo: vale a pena fazer um?

A sua empresa possui um blog corporativo? Se a resposta for “não”, saiba que isso pode estar representando um entrave para o seu crescimento.

Diferente do blog pessoal, em que as publicações contemplam qualquer segmento escolhido, no corporativo, as postagens devem obedecer ao segmento da empresa, abordando temas relativos a produtos e serviços oferecidos, identidade da marca e questões pertinentes para o público-alvo.

Com o blog corporativo, é possível obter inúmeros benefícios em curto, médio e longo prazos. Assim, quando você tem a permissão para interagir com um lead, por exemplo, o blog passa a ser fundamental para oferecer conteúdo para ajudá-lo a tomar a decisão de compra favorável ao seu empreendimento.

Quer saber mais sobre o assunto? Então, não deixe de conferir mais vantagens de contar com essa ferramenta lendo o post de hoje!

1. Gerar atração com o blog corporativo

O blog é uma ferramenta que permite a você tornar a sua comunicação mais leve do que no site institucional. Consequentemente, isso permite a abordagem de assuntos relacionados ao universo de sua marca que despertam o interesse das pessoas, de modo que os produtos vendidos ou serviços prestados não sejam o foco da comunicação.

O resultado disso? Maior audiência para a sua página e mais gente envolvida com a sua marca. Cada vez mais, vemos que uma grande audiência influencia nas vendas.

Quer um exemplo? Pense numa empresa do ramo de alimentos. Essa organização, que vende frios com melhor qualidade do que a concorrência, começa a criar conteúdos de receitas em seu blog corporativo, abordando temas relacionados ao universo dos seus negócios.

Não fica difícil imaginar o que acontecerá quando a audiência do blog aumentar. As pessoas terão motivos para comprar mais e, quando forem escolher, lembrarão produto que ensinou a receita.

2. Criar relacionamento

Usar o ambiente online para criar relacionamento com o seu público-alvo pode representar ganhos significativos no futuro.

A internet permite o uso de ferramentas para a criação de ações específicas capazes de ampliar a base de contatos para as empresas. Assim, você tem condições para promover campanhas mais eficientes usando estratégias como o email marketing, por exemplo.

Sabendo construir uma relação de respeito com o seu público-alvo, ao apresentar a ele promoções exclusivas, personalizadas e, acima de tudo, interessantes, é inevitável que esse público passe a ver a sua empresa de maneira diferente.

Isso significa estreitar laços, algo fundamental para diferenciar o seu produto ou serviço daquilo que é oferecido pela concorrência.

3. Tornar-se um especialista aos olhos do público

Agora, imagine que, em seu blog, você consiga reunir uma série de informações relevantes para os interesses do público.

Quando isso se tornar constante, as pessoas passarão a confiar mais no conteúdo que a sua empresa oferece. Assim, sempre que tiverem alguma dúvida em relação à área abordada no blog (que é o próprio universo da marca), elas entrarão em contato diretamente com você para se informar.

Isso tem um valor inestimável, pois dá, ao seu blog, a imagem de especialista no assunto, gerando credibilidade para a empresa.

Ser visto pelo público como uma autoridade no assunto é algo que, antes da internet, levava anos para ser construído, sem falar nos gastos realizados.

Em ambiente online, pelo contrário, isso é algo que pode ser feito de maneira muito mais econômica e rápida.

4. Aparecer primeiro nas pesquisas

Se você entende a importância de aparecer na frente dos concorrentes em sites de busca como o Google e o Bing, então, é hora de conhecer os benefícios de ter um blog corporativo.

Com o desenvolvimento de conteúdos otimizados com técnicas de Search Engine Optimization (SEO), é possível ter um material mais adaptado aos algoritmos dos mecanismos de busca e, assim, criar condições para a sua marca ocupar as primeiras posições nos rankings. Isso aumenta as chances de você ser localizado quando as pessoas precisarem daquilo que a sua empresa oferece.

Com um blog bem desenvolvido, você consegue chegar primeiro até as pessoas e, oferecendo conteúdo de qualidade, faz com que elas não tenham motivos para procurar informações em outros lugares. Consequentemente, você gera mais tráfego qualificado para o seu site.

Entendeu agora por que a sua empresa precisa de um blog corporativo? Para ver mais conteúdos interessantes para o seu negócio, assine a nossa newsletter!