Como as grandes empresas se relacionam no Instagram

O Instagram virou hit entre as pessoas e uma das redes sociais mais queridinha das grandes marcas. Um estudo realizado pela TrackMaven mostrou como 123 das 500 marcas que aparecem no relatório da Fortune, utilizam a rede social. Nesse estudo há tendências identificáveis, estratégias e táticas que mapeiam as mais eficazes formas que diversas marcas utilizam no Instagram.

Gigantes como Starbucks, Nike, FedEx, Apple, dentre outras, usam a rede social para se relacionarem com seus consumidores. No entanto, é importante entender que não basta apenas possuir uma conta, é preciso saber usar a ferramenta.

Veja alguns pontos de destaque:

Estratégias de postagens

Através do gráfico podemos notar que o nível de interação desempenha um grande papel na determinação da eficácia de uma estratégia. O aumento do número de seguidores está relacionado ao aumento do número de interações (likes e comentários).
  O que é mais eficaz: foto ou vídeo?

 O serviço de vídeo ainda é novo, o que leva as fotos saírem em vantagem. Para visualizar um vídeo, geralmente, o usuário faz em horário de folga devido ao som que é reproduzido.

  Melhor dia da semana

 No gráfico mostra que não há exatamente um melhor dia na semana para postar, mas a quinta-feira é o dia em que as empresas mais postam. Veja que o número cai drasticamente durante o final de semana.

 
Hora mais popular do dia

Durante o meio do dia parece haver um fluxo considerável de interações no Instagram. Não é de se estranhar, pois as empresas estão mais ativas durante o horário comercial. O pico de popularidade é das 13h às 14h.

Melhores filtros

No estudo, o resultado foi que fotos sem filtro ou #nofilter são as mais populares. O que não quer dizer que outros filtros não fazem sucesso, os campeões são: Lo-Fi, Mayfair e X-Pro II.
Hashtags

 As hashtags têm um impacto significativo sobre o conteúdo no Instagram. Olhando para as interações notamos que Posts com até 5 hashtags têm o maior destaque.

Classifique este post

Comentários

Autor

[email protected]