Conheça o novo visual do Foursquare

Foi lançado hoje o novo visual do Foursquare, rede social surgida em 2009 e que vem executando um plano de ação que consiste em dividir o serviço em dois aplicativos – Foursquare e Swarm – buscando segmentar o público para reconhecer e melhor atender as necessidades de seus mais de 40 milhões de usuários em todo o mundo.

O aplicativo Swarm foi lançado em maio para absorver as funcionalidades de compartilhamento de localização. Com ele é possível encontrar amigos que estiverem próximos e promover a socialização. Dessa forma, o Foursquare mantém sua função de guia, onde os usuários compartilham dicas e opiniões sobre os locais e estabelecimentos.

O próprio Foursquare admitiu em maio que a ferramenta estava atuando como uma “versão digital das páginas amarelas” porque muitas vezes a utilização do aplicativo estava restrita a check-in e encontrar amigos.

Uma funcionalidade acabava ofuscando a outra, mas isso agora mudou! O app está com um visual mais leve enfatizando a característica que, desde o início, era a grande sacada da ferramenta: contar com informações e opiniões sobre os locais a partir de amigos e pessoas confiáveis, e isso tudo de forma simples e rápida através de um smartphone.

Quem viaja muito, sabe o quanto o Foursquare é útil para evitar programas indesejáveis e deve aprovar as mudanças, porém o desafio agora é “educar” os outros usuários, que muitas vezes são relutantes em aceitar mudanças.

O novo Foursquare deve ser disponibilizado nas próximas semanas e vai ter a opção de check-in removida definitivamente assim que todos os usuários tenham criado também suas contas no Swarm, finalizando o processo de transição.

Classifique este post

Comentários

Autor

Pedro Henrique Malta

Jornalista formado pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO), colaborou com alguns dos principais jornais de Goiás e atuou como assessor de comunicação. Apaixonado pela indústria cultural, está sempre disposto a conhecer novas produções e utiliza as mídias sociais para a troca de informações e experiências.