Conteúdo para vender! Como o Marketing de Conteúdo ajuda nas vendas?

Graças à combinação de diversos fatores, o perfil do consumidor atual é diferente do perfil que dominava no passado. Essas novas condições são bem vantajosas para as empresas que percebem como o Marketing de Conteúdo ajuda nas vendas.

Marketing de Conteúdo significa investir em um material de qualidade que consiga chamar a atenção do seu público, atraí-lo e mantê-lo.

É diferente de investir, por exemplo, em um comercial de TV, cujo intuito é chamar a atenção por meio da interrupção. Com a produção de um bom conteúdo e meios eficientes para distribuí-los, você pode atrair muita gente para a sua cartela de produtos.

No entanto, não é em qualquer caso que uma estratégia de conteúdo auxilia nas vendas. A palavra de ordem é: qualidade. Você precisa conhecer bem o seu público e as necessidades dele para produzir um material que solucione seus problemas.

Ainda não entendeu como o Marketing de Conteúdo ajuda nas vendas? Então considere os pontos a seguir!

Relevância constante

Em qualquer área, o pior que pode acontecer a uma empresa é se tornar irrelevante. O Marketing de Conteúdo ajuda nas vendas porque o fluxo constante de publicações ajuda a fazer com que sua marca permaneça no radar dos clientes.

Se você não publica nada, vai sumir muito rápido e esse público poderá acabar impactado por seus concorrentes.

Aumento de autoridade

Com quem você prefere fazer negócio: um especialista ou um qualquer? Obviamente a primeira escolha é a mais comum e isso também vale para o seu cliente.

O Marketing de Conteúdo ajuda nas vendas ao agregar autoridade ao nome da sua marca porque ela constantemente publica conteúdo de valor relacionado à sua área de atuação.

Novas portas de entrada

Cada conteúdo publicado no seu site se torna uma possível porta de entrada para clientes interessados em comprar de você. Isso ocorre não só devido a vários canais de distribuição que você pode usar (email marketing, redes sociais, entre outros) como também graças a uma boa otimização para posicionamento no Google.

Informação de valor

O público pesquisa bastante antes de tomar uma decisão de compra e as empresas precisam se adaptar a isso. O Marketing de Conteúdo ajuda nas vendas porque permite oferecer a essas pessoas justamente o que estão procurando: informação de qualidade.

Ao evitar aquele discurso publicitário convencional e focar em entregar valor, os seus visitantes vão confiar mais em você.

Acompanhamento da jornada de compras

Como vimos, o perfil do consumidor mudou e, atualmente, ele passa por 4 estágios antes de efetuar a compra de um produto ou serviço: aprendizado e descoberta; consideração da solução; decisão de compra e ação.

Com o Marketing de Conteúdo, você pode falar com o seu público em todas essas etapas e, por meio de ofertas de geração de leads, identificar em qual estágio cada lead está.

Com essa informação em mãos, é possível elaborar estratégias para que esse potencial cliente continue avançando até o último estágio da jornada de compras e, em seguida, torne-se um cliente fiel.

Melhorias a partir de dados

Cada publicação realizada por você serve como um indicador capaz de apontar os rumos futuros da sua estratégia.

Depois de publicar um bom número de material, é possível buscar tendências nos seus resultados que podem ajudar a nortear o seu negócio. Por exemplo, se notar uma preferência alta por conteúdo referente a determinado tipo de produto, pode ser válido estocar mais exemplares dele.

Viu só como o Marketing de Conteúdo auxilia nas vendas das empresas? Para isso, é necessário implementar um planejamento de qualidade.

Estude a fundo as necessidades do seu público e elabore um calendário editorial que mantenha o seu site sempre atualizado. Por fim, analise seus resultados para ter certeza de quais áreas estão indo bem e quais precisam de ajustes.

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Autor

Leandro Sousa

Com mais de 5 anos de experiência com marketing digital, é gerente de estratégias da Bamboo. Formado em Jornalismo, iniciou sua carreira como redator. Respira, diariamente, inbound marketing, mídia digital e marketing de conteúdo.