Qual a importância de integrar o CRM ao Inbound Marketing?

CRM e Inbound Marketing

O uso de estratégias de CRM e Inbound Marketing está cada vez mais comum. Hoje, é de conhecimento geral que quanto mais informações temos sobre o nosso público e seus interesses, melhor serão as ações realizadas para aumento de vendas.

Pensando nisso, decidimos preparar um conteúdo que explica como a integração do CRM às estratégias de Inbound Marketing pode trazer benefícios imensos para o seu negócio. Confira!

Melhorar a comunicação

Muito mudou a respeito dos hábitos de consumo. Hoje, quanto mais personalizado e direta for a comunicação, melhor! Isso porque, com o aumento de concorrentes no mercado e a chegada da crise, é preciso ter um diferencial marcante, que faça com que a sua empresa seja a primeira opção na mente do consumidor.

Quando conseguimos integrar os dados do CRM — que dizem tudo sobre quem são seus clientes e como eles consomem —, com as estratégias de Inbound Marketing, conseguimos fazer uma comunicação muito mais assertiva e bem estruturada, com foco nas pessoas certas.

Ajudar na personalização do conteúdo

Conhecendo as preferências dos seus clientes e os produtos que eles compram, é mais fácil fazer uma comunicação bem direcionada. Seja para os clientes atuais ou para os prospects, esse tipo de conhecimento a respeito dos hábitos de consumo do seu público é muito valioso para garantir que o conteúdo, a linguagem e o timing serão corretos.

No uso de e-mails, por exemplo, as ofertas podem ser muito mais bem direcionadas, focando no que foi comprado anteriormente e oferecendo produtos complementares.

Ajudar a entender o mercado

Um outro ponto fundamental desse tipo de análise e integração é o entendimento do mercado. Existem muitas dúvidas a respeito das preferências de consumo, recorrência, tempo de vida de cada cliente dentro da sua empresa e suas maiores objeções.

Esse acompanhamento das informações contidas no CRM ajuda a acabar com essa dificuldade, fazendo com que seja possível desenhar um cliente muito mais completo, cheio de especificidades. Com isso, é possível saber o que deve ser oferecido e quais as melhores formas de comunicar a ele o que a sua empresa gostaria de falar.

Aumentar a eficiência da estratégia

Quando você conhece os seus clientes em profundidade, é possível aumentar a eficiência da estratégia.

Sabendo quem são, como consomem, que tipo de linguagem e abordagem eles preferem, a comunicação consegue ser muito melhor segmentada. Uma vez que ela é mais direcionada, você consegue ser mais efetivo em conversões, podendo aumentar o número de novos negócios!

Ajudar a avaliar os resultados

A avaliação dos resultados também passa diretamente pela integração do CRM e Inbound Marketing. Isso porque, uma vez que os dados dos clientes e prospects são devidamente coletados e armazenados, é possível descobrir quais ações estão tendo um número mais expressivo de conversões, aprender como aumentar o número de vendas, entender as objeções mais comuns e descobrir as ações que estão levando poucos leads.

Tudo gira em torno do armazenamento de informações relevantes, além de uma boa análise que permite a estruturação de ações cada vez mais assertivas.

Gostou do nosso conteúdo sobre CRM e Inbound Marketing? Que tal curtir nossa página no Facebook? Dessa forma você fica por dentro de tudo que acontece e recebe as novidades no seu feed!

Qual a importância de integrar o CRM ao Inbound Marketing?
5 (100%) 1 voto

Comentários

Autor

Wenderlan Viana

Sócio da Agência Bamboo, atuando como diretor de novos negócios, relacionamento com clientes, planejamento e estratégia. Mais de 14 anos de experiência em marketing digital, formação em design gráfico e usabilidade. Especialista em marketing digital, SEO, design de interface, arquitetura da Informação.