CSS completa 20 anos

A exatos 20 anos, o norueguês Håkon Wium Lie publicou um documento chamado “Folhas de Estilo HTML em Cascata – uma proposta”. Mal sabia ele que sua proposta se concretizaria de  forma mudar o webdesign para sempre!

Proposto por  Håkon Wium Lie, o que conhecemos como CSS (Cascading Style Sheets) ou “folhas de estilo em cascata” causou uma transsformação nas linguagens HTML e XML por possibilitar a elaboração de formas e conteúdos das páginas de maneiras independentes.

As sequências de texto que determinam cores, bordas, fontes e outras características das páginas são a base do webdesign atualmente e oferecem muito mais possibilidades, do que as existentes 20 anos atrás.

No passado, para definir e alterar caraterísticas de um layout não era possível selecionar elementos comuns e alterá-los ao mesmo tempo, o webdesigner precisava alterar um por um, individualmente. Se você quisesse alterar as fontes de todos os textos, por exemplo, levaria muito mais tempo do que hoje. Isso porque o CSS permite que, com apenas um comando, sejam alteradas as fontes de todos os textos de uma página e suas subpáginas.

É, a vida dos webdesigners melhorou bastante graças ao noruegues e o público pode ter acesso a websites cada vez mais elaborados e com melhor usabilidade, o que reflete em absolutamente todas as atividades em mídia digital existentes.

Aproveitando o aniversário do CSS, Håkon deu uma extensa entrevista sobre seu trabalho e as mudanças que ocorreram de lá pra cá no mundo do webdesign. 

Você pode conferir a entrevista clicando aqui!

CSS completa 20 anos
Classifique este post

Comentários

Autor

Pedro Henrique Malta

Jornalista formado pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO), colaborou com alguns dos principais jornais de Goiás e atuou como assessor de comunicação. Apaixonado pela indústria cultural, está sempre disposto a conhecer novas produções e utiliza as mídias sociais para a troca de informações e experiências.