De olho no cliente: como o SAC 2.0 pode ajudar o seu negócio?

SAC 2.0

O SAC 2.0 funciona como uma ferramenta muito importante para satisfazer o seu cliente quando o assunto é atendimento. Ele vai além do tradicional call center e oferece novas soluções para que o seu negócio desenvolva bem o relacionamento com o consumidor.

Investir em outros canais de comunicação na internet – independente do tamanho da empresa – é natural, pois no Brasil temos cerca de 100 milhões de pessoas conectadas.

Confira abaixo o que é o SAC 2.0, como ele funciona e por que ele pode melhorar a imagem da sua empresa e impactar positivamente a parte financeira.

O que é o SAC 2.0?

O SAC 2.0 é um avanço nos serviços de atendimento ao cliente. Antigamente, você usava apenas o telefone fixo para poder conversar com um possível consumidor, mas, hoje, isso é completamente diferente.

Além do tradicional call center, você tem opções mais baratas, rápidas e eficientes. A maioria delas relacionada ao advento das redes sociais.

E é exatamente neste ponto que se chega ao SAC 2.0. Ele é um verdadeiro contact center que usa além do telefone, as redes sociais, os sites e os blogs. Isso tudo para além do marketing de conteúdo.

Um avanço enorme em relação aos call centers tradicionais e que vai melhorar muito a sua relação com os consumidores da sua empresa.

Como as redes sociais atuam?

A principal ferramenta de atendimento do SAC 2.0 são as redes sociais. Elas podem atuar de diversas formas e todas vão ajudar você a facilitar o relacionamento com o cliente.

O Facebook, por exemplo, é uma rede que contém uma série de estratégias importantes para o seu negócio. Por ser completamente interativa, a comunicação ocorre nos comentários, nas curtidas, compartilhamentos, participações em promoções e, claro, no chat da rede social.

Isso vai trazer o cliente para perto de você. A avaliação do relacionamento com o cliente devem ser constante. Ela é um ótimo indicador-chave que revela se a estratégia está dando certo ou não. Se elas estiverem boas, por exemplo, os consumidores vão ter mais confiança para comprar um produto ou serviço. Essa avaliação pode ser feita através de ferramentas de monitoramento como o Scup ou Livebuzz.

Tela do Scup

Monitoramento feito no Scup, através da ferramento é possível classificar as interações como positiva, neutra ou negativa.

Uma dica importante é sempre responder as dúvidas dos clientes o mais rápido possível.

Obviamente, tudo isso deve ser feito por profissionais, pois eles serão a voz da empresa. E, juntamente com você, definirão qual o “tom” que adotarão nas mensagens através da criação de uma persona.

Além do Facebook ou Instagram, o WhatsApp, Twitter, LinkedIn e todas as demais redes sociais podem e devem ser usadas pela sua empresa. Desde que faça sentido o uso dessas ferramentas para se relacionar com os seus clientes.

O SAC 2.0 é dinâmico e revela ótimas oportunidades. Um exemplo disso aconteceu em 2013, onde um cliente com dúvidas sobre qual instituição financeira escolher, brincou que o banco que fizesse a melhor rima teria a conta dele. O que resultou em uma engraçada batalha de rimas:

Exemplo de SAC 2.0

 

Qual a garantia de resultado?

O atendimento via redes sociais é eficiente, rápido e gera novas oportunidades. Além disso, pode ser metrificado facilmente, pois tem resultados palpáveis através de indicadores que medem a saúde da marca.

E é exatamente com o acompanhamento periódico que você vai conseguir observar a eficácia de cada rede social. Por isso, foque apenas naquelas que podem trazer algum benefício para você e para os seus clientes.

Se o seu público tiver mais de 40 anos, é eficiente ter Snapchat – onde 50% dos usuários tem de 16 a 24 anos? Escolha as redes sociais onde está o seu público: conquiste novos clientes e fidelize.

Quer saber mais sobre SAC 2.0 e atendimento ao cliente? Descubra como o e-mail marketing vai facilitar o seu relacionamento com os novos e velhos consumidores da sua empresa.

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Autor

Wenderlan Viana

Sócio da Agência Bamboo, atuando como diretor de novos negócios, relacionamento com clientes, planejamento e estratégia. Mais de 14 anos de experiência em marketing digital, formação em design gráfico e usabilidade. Especialista em marketing digital, SEO, design de interface, arquitetura da Informação.