E-mail Marketing: como fazer uma campanha eficiente

Mais de 90% das pessoas que acessam a internet possuem uma conta de e-mail e a maioria também está habituada a checar a caixa de entrada pelo menos uma vez por dia.  Porém, isso não garante campanhas de e-mail marketing bem-sucedidas. Veja como criar estratégias interessantes de e-mail marketing e melhorar seus resultados.

Um dos maiores erros na hora de enviar e-mails marketing é pensar que quantidade é qualidade. Enviar o mesmo e-mail para todos os seus leads é pedir para ter seu conteúdo marcado como spam e nunca mais atingir aqueles contatos. Isso acontece frequentemente porque as pessoas não querem receber e-mails fora do escopo que as interesse.

O segredo para ter campanhas de e-mail marketing bem-sucedidas é conhecer o seu público, entender o que realmente interessa a ele e enviar conteúdos, ofertas de produtos ou serviços que realmente sejam relevantes aos seus contatos.

Seus leads tem um histórico com seu negócio, use-o para entender o que cada um compra, pelo que eles se interessam, quais páginas eles visitam em seu site, em que estágio do funil de vendas eles estão e etc.Colete o máximo de informações e crie conteúdos direcionados para cada tipo de lead.

Mantendo uma base de leads

Além de trabalhar os leads que você já tem, é necessário atrair novos leads para gerar novas oportunidades de vendas e manter sua lista de contatos sempre atualizada.

O Inbound Marketing é uma ótima forma de atrair novos leads e também realizar a nutrição deles através de e-mails com conteúdos, materiais e finalmente oportunidades para conversão.

Utilizando uma ferramentas de automação de marketing é possível segmentar todos os seus leads e criar diferentes e-mails para atingir um ou mais grupos separados pelos seus interesses e estágio em que eles se encontram no funil de conversão.

Dicas curtas para criar um bom conteúdo para e-mail

Assunto

O assunto é o que vai fazer seu lead abrir a mensagem. Você têm menos de uma linha para mostrar o valor do seu e-mail. Assuntos com perguntas podem ser muito eficientes se estes questionamentos representam dúvidas legítimas que seu lead possua.

Despertar o sentimento de exclusividade ou o desejo por informações novas também funcionam muito bem em assuntos. A ideia principal é instigar o lead, fazê-lo abrir seu e-mail.

Mensagem

O ideal é que a mensagem tenha foco. Às vezes, em um único e-mail, oferecer dois conteúdos diferentes, mais a inscrição para um webinar e tentar vender um produto ou serviço. Ter foco facilita o entendimento e interação do seu lead.

Linguagem

A linguagem de um e-mail deve ser adequada ao seu prefil de cliente. O importante é ser cordial, oferecer informações claras e colocar sua pessoa ou seu negócio à disposição para dar continuidade ao relacionamento.