Facebook lança lista com assuntos mais falados de 2014

Fim de ano é o momento onde todo mundo para, reflete sobre o ano e relembra os momentos mais marcantes. Com o Facebook não é diferente! A rede social usada por 1 bilhão de pessoas em todo o mundo é uma boa amostra para descobrir quais foram os assuntos de maior evidência nesse pequeno planeta azul chamado Terra. 

Aproveitando-se das vozes de seus usuários, o Facebook divulgou um ranking com os 10 temas abordados durante todo o ano, olha só como ficou a lista em 2014.

1º Copa do Mundo FIFA

O mundo estava preocupado com a forma que o Brasil e os brasileiros receberiam a Copa em 2014. A expectativa foi enorme, mas o que realmente transformou a Copa do Mundo em um sucesso no Facebook não foram os receios da imprensa mundial, mas sim o futebol praticado pelos astros das seleções. A “Copa das Copas” – como logo ficou conhecida – marcou a história por ter jogos memoráveis, acontecimentos imprevisíveis, personagens marcantes e muitos, mas muitos gols!

A Alemanha conquistou seu 4º título, o primeiro de um europeu na América, e mesmo quem não gosta de futebol não conseguiu ficar de fora da festa que fez da Copa o evento esportivo mais comentado da história do Facebook e assunto mais comentado em 2014!

 

 

2º Surto do vírus Ebola

Os casos de Ebola em diferentes partes do mundo começaram a aparecer em março de 2014. Desde então, o Facebook foi utilizado pela ONU, ONGs, governos e pessoas públicas de todos os calibres como uma ferramenta para informar e educar a população na tentativa de conter o alastramento da doença pela África e pelo mundo.

 

 

A utilidade pública do Facebook pode ser bem percebida em casos como este, que foi o segundo mais comentado do ano.

3º Eleições no Brasil

Isso mesmo, mais uma vez o Brasil aparece na lista como destaque! As eleições de 2014 estiveram entre os principais assuntos do ano – isso mostra a força que o brasileiro tem no Facebook. Os elementos que a fizeram um dos assuntos mais comentados, vão desde a morte do candidato Eduardo Paes em um terrível acidente aéreo até os inúmeros ataques políticos entre candidatos – que acabaram gerando muitas discussões. Teve até gente desfazendo amizades na rede social!

 

 

4º Morte de Robin Williams

Em 11 de agosto de 2014, o mundo perdeu um de seus mais emblemáticos atores e comediantes. O talentosíssimo Robin Williams cometeu suicídio em sua casa na Califórnia e deixou milhões de pessoas desconsoladas. Foram décadas fazendo rir mundo afora, mas, ao mesmo tempo, lutando contra as drogas, o álcool e a depressão.

 

 

Robin deixou uma obra incrível e emocionante, com obras como A Sociedade dos Poetas Mortos, Patch Adams, Gênio Indomável, entre tantas outras que marcaram gerações. Por isso, as homenagens foram muitas, e fizeram do ator a personalidade mais comentada no Facebook em 2014.

5º Desafio do Balde de Gelo

Pete Frates e Pat Quinn, dois americanos que sofrem de esclerose lateral amiotrófica – doença neurodegenerativa – criaram um desafio: doe para ALS Association – que conduz pesquisas no combate à doença – ou vire sobre sua cabeça um balde cheio de água e gelo.

O desafio não foi criado em 2014, mas a partir de junho deste ano, com a participação de famosos, tornou-se um viral. De repente, milhares de pessoas por todo o mundo começaram a participar da brincadeira, sempre desafiando outros a participar. O Brasil também entrou na onda.

 

 

Nem todo mundo ajudou com doações, mas com a brincadeira a esclerose lateral amiotrófica entrou em pauta no mundo todo. O Facebook foi uma das redes de compartilhamento preferidas de quem participou. Foram mais de 17 milhões de vídeos, por isso, o Desafio do Balde do Gelo chegou à 5ª posição desta lista!

6º Conflito em Gaza

Em julho, o “interminável” conflito entre israelenses e palestinos atingiu novamente níveis avassaladores de destruição. O conflito durou 7 semanas, movimentou a diplomacia e a população mundial, inclusive no Facebook. Manifestações pela rede foram, em sua maioria, clamores por paz e pela a valorização dos direitos humanos. Apesar de um cessar-fogo acordado em 22 de agosto, o conflito entre Israel e Palestina continua e as manifestações pelo mundo também, fazendo deste o 6º tópico mais comentado no Facebook em 2014.

 

 

7º Malasya Airlines

O Voo 370 da Malasya Airlines, com 239 passageiros ia da Malasia para a China quando simplesmente desapareceu de todos os radares, sensores e comunicadores. O avião estava sobre o Oceano Índico e não foi encontrado até hoje! O mistério é enorme, já que ninguém no voo reportou problemas e não há nenhuma evidência física da aeronave. Para piorar, a mesma companhia teve um incidente com o Voo 17, que foi abatido por engano durante conflito na Ucrânia. O mistério e a anormalidade envolvendo os dois acidentes criaram discussões por toda a rede e foram o 7º assunto mais discutidos neste ano na rede social.

 

 

8º Super Bowl

O esporte mais popular dos Estados Unidos conta com um evento de gala todos os anos, é o Super Bowl. O jogo de futebol americano decide qual é o melhor time da temporada e a 48ª edição não só consagrou o Seattle Seahawks campeão pela primeira vez – em cima do bi-campeão Denver Broncos – colocou o assunto entre os mais comentados do Facebook no ano. O esporte vem conquistando cada vez mais fãs fora da terra dos Yankees, então não se surpreenda se a decisão do ano que vem também aparecer na lista.

 

 

9º Michael Brown

Quando um adolescente afro-americano desarmado foi morto a tiros por um policial branco depois de ser detido por assaltar uma loja de conveniência, milhares de pessoas iniciaram um movimento por justiça. A situação ganhou o mundo e incentivou uma nova onda de discussões sobre violência e racismo. Michael Brown perdeu a vida em 9 de agosto e abriu ainda mais uma ferida já antiga na sociedade estadunidense.

 

 

10º Olimpíadas de Inverno de Sochi

A Rússia recebeu as olimpíadas de inverno em fevereiro e mais um show de esporte movimentou o mundo. Também no Facebook, um evento de tamanha magnitude não passaria despercebido. Os lindos cenários, eletrizantes competições e momentos emocionantes só vistos em Olimpíadas tomaram a rede social no início de 2014.

 

Classifique este post

Comentários

Autor

Pedro Henrique Malta

Jornalista formado pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO), colaborou com alguns dos principais jornais de Goiás e atuou como assessor de comunicação. Apaixonado pela indústria cultural, está sempre disposto a conhecer novas produções e utiliza as mídias sociais para a troca de informações e experiências.