No última quarta-feira (27), o Facebook decidiu mudar as regras para promoções. O que antes não podia e, mesmo assim, era ignorado por grande maioria, agora é de fato liberado.

Antes, Mark Zuckerberg permitia realizar promoções apenas através de aplicativos. Com a mudança, o próprio administrador da página tem autonomia para a realização das mesmas. Dentro dessas mudanças está também a liberação de coletar participantes através dos comentários e das curtidas de um post. Sem contar que poderão usar os likes como critério de votação. Já solicitar o compartilhamento é estritamente proibido. As empresas também não poderão ter perfis pessoais. E, no entanto, para a realização das promoções é necessário deixar claro que o Facebook não patrocinou, não endossou e nem administra a promoção.

Bom, acabamos de falar sobre as novidades que o tio Mark anunciou, porém no Brasil nem tudo é liberado. Não podemos nos esquecer de que com a nova portaria do Ministério da Fazenda, qualquer distribuição de prêmios realizadas através de sorteios, vales-brindes ou méritos são caracterizadas como promoção e daí, para tal realização, será necessário registrar na CAIXA com antecedência. É interessante relembrar também dos concursos culturais, já que muitas das vezes, foi utilizado com “jeitinho brasileiro” nas redes sociais como forma de driblar as regras para promoções. Os concursos culturais não poderão ser feitos em datas comemorativas, fornecer produtos ou serviços da empresa como premiação e nem ter vinculação da marca e as redes sociais serão somente para divulgação dos mesmos.

Para mais detalhes sobre a realização de promoção comercial ou concursos exclusivamente culturais, a CAIXA disponibiliza os seguintes contatos: (61) 3448-1400  ou [email protected]. [Facebook]  

Facebook libera curtidas e comentários nas promoções
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