Facebook trabalha para dar fim aos “caça-cliques”

Se depender dos esforços do Facebook, os dias dos posts “caça-cliques” estão contados! A rede social atualizou seu algoritmo e promete reduzir drasticamente a incidência desse tipo de postagem, melhorando as experiências dos usuários e valorizando quem realmente produz conteúdo de qualidade.

Para qualquer portal, o Facebook é uma ferramenta importantíssima para garantir visitantes e aumentar as receitas de publicidade, por isso é necessário criar postagens chamativas, que despertem o interesse dos internautas a aprofundar-se no assunto acessando o site.

Porém existem postagens que frustram por apresentar informações incompletas ou mesmo enganosas.Os usuários acabam visitando as páginas primeiro, para só depois perceber que o conteúdo não era realmente o que eles esperavam.

Após realizar uma pesquisa, o Facebook percebeu que 80% das pessoas preferem chamadas claras, que já forneçam informações suficientes para decidir se vale a pena ou não clicar e acessar o site.

O processo para identificar os posts “caça-cliques” funciona assim: o algoritmo identifica quanto tempo as pessoas passam no portal após clicar no link da postagem no Facebook e também compara a proporção entre acessos ao site e quantidade de interações na rede social. 

Se as pessoas interagem pouco, mas há muitos cliques e pouco tempo gasto na página externa, o Facebook diminue a incidência da postagem na linha de tempo da rede social. 

Como as pessoas costumam passar mais tempo em sites quando o conteúdo lhes interessa, além de comentar, compartilhar e curtir para que seus amigos também tenham acesso à informação, a equipe de Mark Zuckerberg está confiante na eficiência do algoritmo.

Essa nova estratégia do Facebook é muito bem-vinda, não só para os usuários, mas também pelos profissionais e empresas que investem e trabalham para produzir conteúdos que realmente interessem ao público. Os profissionais de comunicação digital agradecem.