Fim de uma Era: PCs deixam de ser o centro das atenções na CES

 

Os PCs foram ofuscados por tablets, smartphones e TVs este ano, durante a feira internacional de tecnologia CES 2013. Mas ainda há algumas empresas que mantêm uma presença menor.

Havia menos anúncios de produtos de fabricantes de PCs com relação a os anos anteriores, e algumas companhias estão aguardando pelo congresso GSMA Mobile World Congress, que acontecerá em Barcelona, emfevereiro. “Eu acho que a CES deste ano foi um mau momento para o ciclo de PCs, e vários mencionaram o MWC como um local para seus próximos anúncios”, disse o presidente da Endpoint Technologies Associates, Roger Kay, que participou da feira de tecnologia.

A Asus cancelou uma conferência de imprensa agendada na CES para anunciar suas novidades no MWC. A Acer estava praticamente ausente na mostra deste ano, depois que anunciou os seus ultrabooks em uma conferência de imprensa no ano passado.

A HP, a maior fabricante mundial de computadores, anunciou sua linha de laptops“Sleekbook Pavilion” e os mostrou em pequenos eventos de mídia. A Dell mostrou atualizações para seus laptops Inspiron e tablets Latitude, e também anunciou um thin client para as empresas chamado de “Project Ophelia”, que não chamou muita atenção do público.

“A grande indústria e principais feiras continuam a ser os pontos-chave para reunir clientes, parceiros e formadores de opinião e, como resultado, muitos vendedores optam por usar esses eventos como plataformas de anúncios”, disse a porta-voz da Dell, Ellen Murphy, por e-mail. Ela se recusou a comentar sobre os planos da empresa para o MWC.

A Lenovo conseguiu atrair muita atenção com seus novos produtos, como o híbrido tablet-PCIdeaCentre Horizon. Como nos anos anteriores, a chinesa alugou um espaço, mas não apresentou uma conferência de imprensa para a mídia. A Lenovo ficou satisfeita com o feedback do público durante a CES, disse um porta-voz da empresa por e-mail.

Tablets com Windows 8 foram introduzidos por pequenas empresas como a Vizio, Panasonic e Razer, enquanto tablets Android foram mostrados por Archos, Coby, Polaroid e RCA. A Intel,AMDNvidia Qualcomm também se apresentaram, anunciando chips que poderiam ser usados em futuros smartphones, tablets e computadores.

Mudança de foco
A mudança de foco na CES, de PCs para dispositivos móveis, reflete a transição global do mercado. Os computadores estão cada vez mais atrás dos tablets e smartphones, que estão expandindo o uso da computação básica, navegação na web, vídeos e e-mail. 

As smarTVs estão assumindo algumas das funcionalidades dos computadores, permitindo aos usuários navegar na Web e assistir a streaming de vídeos de sites como o Netflix.

O mercado de PCs é fraco e os tradicionais laptops e desktops não são mais a peça central do TI, disse o diretor de pesquisa da IDC, David Daoud, que não estava surpreso com a pequena presença de PCs na CES. 

O mercado de PCs está em processo de reinicialização, disse ele. Novos notebooks com designs finos e leves estão sendo desenvolvidos, com características de tablets (como telas sensíveis ao toque) – o que poderia atrair um novo conjunto de compradores.

“Vai demorar um pouco de tempo para atrair os consumidores e obter a aceitação plena”, disse Daoud.

Fonte: IDGNOW!

Classifique este post

Comentários

Autor

[email protected]