Glossário de Marketing Digital: guia do profissional de marketing!

Você conhece todos os termos do Marketing Digital? Preparamos um glossário com mais de 80 termos e conceitos essenciais para quem deseja realizar um trabalho de marketing digital completo para seu negócio. Acompanhe:

Glossário de Marketing Digital

Adwords

Serviço de publicidade e principal fonte de receita do Google. O Adwords permite fazer anúncios pagos para aparecerem nos resultados de pesquisa e também em sites da rede de display do Google. É possível criar anúncios de texto e banners.

AIDA

A sigla representa os quatro passos do consumidor até realizar a compra. Atenção, Interesse, Desejo e Ação. Estas etapas são fundamentais e devem ser consideradas no planejamento de marketing digital.

Alt text (texto alternativo)

Bem relevante para SEO, os alt texts são os textos que descrevem as imagens em seu site ou blog. Estes são identificados pelos motores de busca e ajudam a apresentar seu conteúdo para o público na internet.

Analytics

Toda a informação gerada pela coleta dos dados e estatísticas das plataformas em que você está presente e dos materiais e e-mail do que você oferece no ambiente digital.

Anchor text (texto âncora)

É o texto que identifica um link para outra página. Normalmente, o texto tem cor azul e é sublinhado. Ele deve ser bem pensado, pois ajuda as ferramentas de busca a entenderem qual o destino do link.

API

Application Programming Interface. São os padrões de programação utilizados para a integração de softwares. Estes padrões permitem que aplicações extraiam informações para uso ou análise.

Automação de marketing

A automação de marketing está relacionada, mas vai além do autorresponder. Aqui existem fluxos diferentes para leads diferentes, que recebem e-mails específicos para cada perfil, buscando otimizar conversões.

Autoridade de página

A importância de uma página com relação ao algoritmo do Google. A quantidade de vezes que uma página é linkada por outras páginas na internet é um dos fatores mais importantes no aumento da autoridade de página.

Autoridade do site (domínio)

Aqui, a quantidade de links externos apontando para seu domínio ajuda a rankear bem seu site nos motores de busca, como o Google.

Autorresponder (resposta automática)

Quando você tem o autorresponder configurado em seu e-mail ou rede social, cada pessoa que entra em contato via mensagem ou se cadastra para receber e-mails recebe mensagens de forma automatizada.

B2B

Business to Business, ou empresa para empresa. Representa empresas que oferecem produtos e serviços para outras empresas.

B2C

Business to Consumer, ou empresa para consumidor. Representa empresas que oferecem seus produtos e serviços para os consumidores finais.

Banner

São anúncios no formato de imagem e apresentados em portais, sites e blogs. As empresas que desejam anunciar pagam para poderem utilizar o espaço disponibilizado pelos sites. Também são feitos banners internos nos sites para levar os visitantes para páginas específicas.

BANT

Budget, Authority, Need, Timeline. Representa os quatro critérios dos representantes de venda para qualificar seus potenciais clientes. São eles: o quanto seu cliente pode gastar (budget), a autoridade (authority) que ele possui, a necessidade (need) que ele tem do produto e o tempo (timeline) que ele tem para adquirir o produto ou serviço.

Black hat

São práticas de SEO que, apesar de ajudar no posicionamento de sites nos motores de busca, são consideradas antiéticas.

Blog

Página web em que são publicados artigos e outros conteúdos regularmente com o objetivo de criar uma base de visitantes interessados. É uma forma para empresas se aproximarem de seus clientes e mantê-los engajados.

Busca orgânica

É todo o tráfego proveniente do bom posicionamento de suas páginas e domínios em ferramentas de busca, onde os usuários recebem resultados para suas buscas de acordo com palavras-chaves.

Cascade Style Sheets (CSS)

Uma linguagem de estilo para criar apresentações de páginas: layouts, cores, fontes, e diversos outros elementos de página.

Custo de Aquisição de Cliente (CAC)

Métrica desenvolvida para que as empresas possam saber quanto gastam para conquistar cada cliente novo. Assim é possível traçar estratégias de marketing compatíveis.

Calendário editorial

Programação das publicações de conteúdo para um determinado período. Na construção do calendário devem ser levados em conta os formatos dos conteúdos que serão publicados e as etapas que eles representam no planejamento.

Call to Action (CTA)

Chamada para ação. São incentivos para que o usuário faça uma determinada ação, como clicar em um link ou fazer o download de um material ou a inscrição em um evento. Os botões Clique aqui, são calls to action, por exemplo.

Canais

São os meios utilizados pela empresa para se comunicar com o público. Redes sociais, e-mails, blogs, sites e banners são alguns canais.

Ciclo de venda

Tempo que se passa desde o primeiro contato até a conversão de um interessado em cliente.

Click Through Rate (CTR)

Taxa de cliques. Representa a relação de cliques por impressões, ela é importante para entender o desempenho de seus anúncios. CTRs baixos representam poucos cliques em relação às visualizações de seu anúncio, por exemplo.

Conteúdo pago

Conteúdos publicados em mídia paga, como anúncios de texto, vídeo ou imagem no Google Adwords, Facebook Ads, Instagram, Twitter, LinkedIn, entre outros.

Conteúdo próprio

Conteúdo desenvolvido pela empresa e direcionadas ao público-alvo. São postagens em diversos canais, inclusive e-mails.

Conversão

Representa a ação ideal que a empresa deseja que o visitante do site realize. Ações diferentes podem ser consideradas conversões, de acordo com o objetivo da empresa.

Conversion Rate Optimization (CRO)

Otimização da taxa de conversão. São estratégias desenvolvidas para aumentar o percentual de visitantes que realizam conversões em um site.

Custo por Clique (CPC)

Representa o custo de cada clique recebido em relação ao valor gasto em um anúncio.

Custo por Aquisição (CPA)

Valor que representa o custo de cada conversão em relação ao valor gasto na veiculação de um anúncio.

Customer Relationship Management (CRM)

Gestão de relacionamento com o cliente. Quando se fala em CRM é comum referir-se aos softwares desenvolvidos para oferecerem soluções de gestão e relacionamento entre empresas e clientes.

eBook

Livro eletrônico. Os eBooks são materiais educativos sobre temas relacionados a área de atuação de uma empresa. Sendo conteúdos mais elaborados e aprofundados do que os artigos de blogs.

Edge Rank

Identifica o algoritmo do Facebook que determina qual a relevância das postagens que aparecem no feed de seus usuários. Ao considerar a afinidade, o formato e a novidade do post para o usuário, o algoritmo exibe ou não o conteúdo para seu usuário.

Engajamento

São as interações que sua marca recebe dos usuários nos sites e redes sociais em que seus conteúdos são publicados. No Facebook são os curtidas, compartilhamentos e comentários, por exemplo.

Facebook Ads

É a plataforma do Facebook para a criação e publicação de diferentes anúncios que vão ao ar na rede social. O Facebook Ads é conhecido por permitir alta segmentação dos anúncios, já que a rede possui uma gama enorme de dados de seus usuários.

Formulário de conversão

Questionário solicitando informações que o visitante deve oferecer em troca de conteúdo, materiais ou ofertas de sua marca.

Funil de vendas

É um gráfico funil que demonstra os diferentes em que seu público se localiza no processo de venda. O funil de vendas é representa três estágios:

  • Topo de funil (Tofu):  Estágio inicial onde se encontram a maioria de seus clientes em potencial. Materiais para topo de funil devem ser introdutórios, com o objetivo de transformar visitantes em leads.
  • Meio de funil (Mofu): Estágio intermediário, em que se encontram parte de seus leads. Este público já entende o que procura e o que você oferece. Assim, seus materiais devem reforçar a credibilidade de seu negócio e gerar demanda pelos seus produtos e serviços.
  • Fundo de funil (Bofu): Estágio final do funil de vendas. Aqui se encontram aqueles leads que estão muito próximos de se tornarem clientes. Materiais de fundo de funil devem esclarecer aos leads por que seus produtos e serviços são ideais.

Gatilho de E-mail

Configuração para disparar uma mensagem diferente de acordo com a ação tomada pelo usuário. Utilizando softwares de automação [Automação de marketing], é possível determinar que os leads que clicam em um determinado link de uma newsletter, por exemplo, recebam outro e-mail mais aprofundado.

Geração de Leads

Quando seu visitante oferece informações de identificação e contato para sua empresa, eles são convertidos em leads.

Google Hummingbird

Lançado em 2003. Este algoritmo do Google interpreta sinônimos, contexto, localização, entre outros fatores que vão além da palavra-chave de seus conteúdos e sites. Tornando resultados de busca mais eficientes para usuários e empresas que realizam um bom trabalho de SEO.

Google Panda

Algoritmo que analisa a qualidade dos conteúdos de site, para evitar que conteúdos de baixa qualidade cheguem aos usuários nos resultados de busca.

Google Penguin

Algoritmo que avalia a qualidade dos links, para evitar a troca de links com baixa qualidade.

Growth Hacker

Profissional que trabalha para gerar alto crescimento na geração de clientes. Ele analisa os processos de marketing, produtos e vendas e testa canais e formas para aumentar a base de clientes constantemente.

Guest Post

São artigos de blog escritos por convidados especialistas ou com alguma notoriedade para falar dos assuntos tratados no blog.

Hard bounce

Quando ocorre a falha na entrega de uma mensagem de e-mail por um motivo permanente, como endereço de e-mail inexistente.

Inbound Marketing

Trabalho de marketing com foco em atrair, conquistar a confiança e direcionar clientes para o momento da venda de forma orgânica e não intrusiva. Construindo um verdadeiro relacionamento com os clientes.

Indicadores

Dados que ajudam a medir a eficiência das ações de marketing.

Inside Sales

São vendas realizadas via telefone, Skype ou diferentes meios de comunicação, sem um encontro físico entre o vendedor e o cliente.

KPI

Key Performance Indicators. Indicadores-chave para medir a eficiência de suas ações. Aqueles que influenciam mais diretamente nos resultados.

Landing Page

Página de chegada. No marketing, landing pages são páginas criadas com o objetivo específico de conversão. As mais comuns são as que possuem formulários para conversão de visitantes em leads.

Lead

São visitantes que fornecem dados de identificação e contato em seu site, permitindo que sua empresa estreite o relacionamento com eles e leve-os à frente no funil de vendas.

Lead qualificado

Leads considerados prontos para receberem ofertas, com mais chances de conversão em vendas, são chamados de leads qualificados.

Lead Scoring

Algoritmo que determina uma pontuação para seus leads, categorizando-os como qualificados ou não, de acordo com seus perfis e comportamentos.

Link Building

Ter links para outros sites em seus conteúdos ou links para suas páginas em conteúdos de outros sites. Os links devem ser relacionados de forma que as páginas de destino contenham informações relevantes para os visitantes.

Links internos

Links para páginas diferentes de um mesmo site.

Links externos

Links para páginas em outros sites.

Links Patrocinados

Anúncios pagos que são exibidos em páginas de busca de acordo com as palavras-chave ativadas em uma busca.

Long tail keyword

Palavras-chave da cauda longa são termos de pesquisa mais detalhados e que, consequentemente, possui menos concorrência nas ferramentas de google, como o Google.

Mailing

Lista de contatos. Uma ou mais listas de endereços de e-mail que você possui para enviar suas mensagens, promoções e ofertas.

Meta description

Meta descrição. Breve descrição de uma página. Ela aparece nas páginas de resultados de buscas, ajudando a atrair visitantes para o site. Apesar disso, ela não influencia no posicionamento na lista de resultados.

Marketing de Conteúdo

Estratégia de marketing focada em atrair o interesse de clientes em potencial produzindo e oferecendo conteúdos relevantes e diferentes de acordo com estágio em que o público se encontra no funil de vendas.

Nutrição de Leads

Estratégia de automação de marketing[Automação de marketing] em que são enviados diferentes e-mails em sequência a partir de gatilhos específicos , visando a conversão.

Outbound Marketing

Marketing tradicional, onde a publicidade atinge os consumidores, ao invés de atraí-los. Os comerciais de televisão são exemplos outbound.

Opt-in

É escolher receber informações via e-mail. Normalmente, essa permissão é selecionada ao preencher um formulário.

Opt-out

Ao contrário do opt-in, o lead decide que não deseja receber mais e-mails de sua marca. É importante sempre deixar uma opção opt-out disponível no cabeçalho ou rodapé de seus e-mails. Isso evita transtornos com seus leads e a ineficiência do marketing.

Prova social (social proof)

Utilizar a aprovação que sua marca tem de outras pessoas para inspirar confiança e credibilidade. Uma marca pode aproveitar isso com páginas em redes sociais.

Page title

Texto que consta na aba do navegador sempre que você abre uma página. Também aparece em destaque nos resultados de busca. Muito importante para SEO.

Pagamento social

Quando um visitante faz uma postagem em uma rede social em troca de ofertas. Uma forma de divulgar a marca.

Persona

Personagens desenvolvidos para representar os perfis dos clientes ideais para uma empresa. Criar personas é uma boa forma de estudar e entender seu público-alvo.

Rede de Display do Google

Uma rede de sites parceiros do Google. Nela são exibidos os anúncios criados via Google Adwords.

Remarketing (ou retargeting)

Fazer remarketing é exibir anúncios específicos a uma pessoa após ela visitar seu site. Quando ela visita seu site de sapatos, por exemplo, ela passa a receber anúncios de suas ofertas em sapatos ao visitar sites da rede de display do Google, caso você tenha realizado as configurações apropriadas no Google Adwords.

ROI

Return On Investment. Retorno sobre Investimento. A relação entre o dinheiro ganho e o que foi investido em suas ações de marketing.

SERP

Search Engine Results Page. É a página de resultados da ferramenta de busca.

Segmentação

Definir a estratégia da campanha por público-alvo, levando em conta dados demográficos, localização, comportamento, entre outros.

Segmentação de Leads

A segmentação da base de leads considera os dados coletados para oferecer os conteúdos mais apropriados para fazer com que os leads se tornem clientes.

SEM

Search Engine Marketing. Conjunto de estratégias com o objetivo de promover sites em diferentes SERP. As estratégias SEM combinam SEO e links patrocinados.

SEO

Search Engine Optimization. Otimização para ferramentas de busca. Representa o conjunto de métodos, estudos e técnicas aplicadas para melhorar o posicionamento do site nas ferramentas de busca.

Soft bounce

Falha no envio de um e-mail, só que de forma temporária, como um problema técnico ou a caixa de mensagens do destinatário está cheia.

Teste A/B

Tipo de teste em que duas versões diferentes de uma página são apresentadas ao público para verificar a diferença de desempenho e definir qual versão oferece melhores resultados.

Taxa de conversão

Percentual de visitantes que são convertidos em relação ao total de visitas recebidas..

Taxa de abertura

Percentual de e-mails abertos por clientes em relação ao total de e-mails enviados.

Taxa de entrega

Percentual das mensagens enviadas que efetivamente chegam aos destinatários. Comumente utilizada com e-mails marketing.

Tempo no site

O tempo médio que um visitante passa ativo em um site.

Tráfego orgânico

Visitas ao site que não foram originadas a partir de anúncios ou links pagos. Elas representam

Tráfego pago

Visitas ao site que surgem a partir de anúncios ou links pagos.

Visitante Único

Ao visitar um site é possível que este visitante tenha um cookie instalado em seu computador. Assim, sempre que ele acessar o site, será contabilizado como o retorno de um mesmo visitante.

Visitantes de retorno

O visitante que acessou o site mais de uma vez é considerado em retorno.

Web Analytics

A coleta, análise e mensuração dos dados do tráfego e comportamento dos visitantes, com o objetivo de aperfeiçoar a experiência dos usuários e a conversão no site.

Webinar

Seminário web. Webinares são vídeos disponibilizados para o público.