Google promete smartphone modular para 2015

Produzir um smartphone que pode ter peças trocadas para atender melhor às necessidades do consumidor e estar sempre atualizado com o melhor da tecnologia. Esse é um desejo do Google e o seu projeto Ara

O trabalho já  tem alguns anos, mas ainda não saiu do papel por conta da falta de interesse das grandes fabricantes, porém, agora, tudo pode mudar com a importante parceria firmada com a chinesa Rockchip.

A empresa, que produz sistemas-em-um-chip e é conhecida por fabricar processadores para smartphones e tablets básicos, vai trabalhar para fazer com que seus chips funcionem em um ambiente modular, o que quer dizer que os processadores chineses terão que ser adaptados para comandar funções específicas dos aparelhos individualmente, ao contrário do que acontece hoje, onde um único chip concentra todas as aplicações do dispositivo.

Com o reforço da Rockchip, a equipe do projeto Ara espera poder lançar o smartphone comercialmente em junho de 2015, a um preço inicial de US$50! Para o chefe da equipe de trabalho do Google, Paul Eremenko, o processador Rockchip será pioneiro na arquitetura modular, servindo como um “nó em uma rede com interface única e universal”. [Google ATAP]

O prazo de lançamento parece um pouco apertado para um projeto que ainda nem ao menos deu origem a um protótipo, mas a ambição do Google promete trazer uma nova era no mercado de smartphones e já conta até com o apoio do exército americano.

Com certeza, é um projeto sensacional que pode diminuir a “obsolência programada”! É esperar para ver!

Google promete smartphone modular para 2015
Classifique este post

Comentários

Autor

Pedro Henrique Malta

Jornalista formado pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO), colaborou com alguns dos principais jornais de Goiás e atuou como assessor de comunicação. Apaixonado pela indústria cultural, está sempre disposto a conhecer novas produções e utiliza as mídias sociais para a troca de informações e experiências.