A importância do funil de vendas para seu negócio

funil de vendas

Administrar sua carteira de clientes é mais do que manter cadastros atualizados em sua empresa, é cultivar um relacionamento. O funil de vendas é a base perfeita para aproveitar o contato entre seu negócio e o público gerando oportunidades.

O funil de vendas conduz seus leads por estágios determinados até finalizar uma compra. O objetivo é atrair e fidelizar clientes, que não vão pensar duas vezes quando precisarem retornam até seu negócio para resolver dúvidas e adquirir novos produtos.

A nutrição de leadsde acordo com o estágio que estão, com informações relevantes que sirvam para despertar interesse e levar a uma compra é fundamental para que você eduque o consumidor através dos conteúdos. Por isso, tudo que é produzido tem o objetivo de solucionar uma “dor” que o prospect tem.

O Funil de Vendas

Existem quatro estágios em um funil de vendas e é importante desenvolver seus conteúdos de acordo com os diferentes estágios em que seus leads podem se encontrar. Veja:

Descoberta e aprendizado

Quando seu lead está no processo de identificação de um problema e resolve buscar informações que o ajudem a resolver este problema. Um exemplo: Um estudante percebeu que precisa aprender inglês para ter um diferencial no mercado de trabalho então sai em busca de escolas de inglês para estudar.

Reconhecimento de problema

Quando seu lead tem um problema, consegue identifica-lo, mas ainda não encontrou a solução que precisa. Aquele estudante encontrou algumas escolas de inglês que lhe interessaram, mas ficou insatisfeito com o tempo de curso delas e precisa de opções de cursos expressos.

Consideração de soluções

Quando seu lead já tem algumas soluções para seu problema e está decidindo qual é mais interessante para ele. Neste caso, o estudante já tem um leque de opções de escolas com cursos que se adequam às suas expectativas iniciais. Os diferenciais que você oferece, como preço, oferta de materiais, qualidade comprovada, entre outros, são seus argumentos para trazer o estudante para a sua escola.

Avaliação e compra

A fase final do funil de vendas, quando seu lead decide de fato se vai escolher sua solução para o problema que ele possui e se tornar seu cliente. Agora que o estudante considerou todas as opções de cursos, ele decide em qual irá se matricular. Aqui o importante é que ele tenha se convencido e mesmo simpatizado por sua escola de inglês, através do conteúdo e argumentos de venda que você oferecer.

Se você vende produtos ou serviços, o funil de vendas se aplica em todos os casos e continua sendo importante mesmo após a venda. Todas as fases do funil de vendas são relevantes, já que seus leads podem estar em diferentes estágios, eles podem não saber que tem um problema, ou que você oferece a solução que eles tanto procuram.

A importância do funil de vendas para seu negócio
5 (100%) 1 vote

Comentários

Autor

[email protected]