Influência das redes sociais na política do Brasil

Com o crescimento e o alcance das redes sociais, os políticos se atentaram para esses novos canais de comunicação que podem estreitar a relação com o eleitorado. O objetivo é conseguir apresentar para esse público suas ideias, seus debates e suas atividades.

Em 2014, a influência será ainda maior, já que o número de usuários segue crescendo. Segundo a pesquisa feita pelo Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística (IBOPE) em março desse ano, as redes sociais já bateram a marca de 46 milhões de usuários.

Em 2010, foram feitas varias campanhas políticas nas redes sociais, mas nenhuma conseguiu um resultado satisfatório. Nesse mesmo ano o Facebook e o Twitter ainda estavam em crescimento, mas hoje eles são as maiores redes e possuem várias ferramentas interessantes que podem aproximar o político do seu eleitor.

Hoje a chance de uma campanha nas redes sociais dar certo é muito grande, pois o acesso à internet no Brasil aumentou, assim como o uso de smartphones. E a tendência é que esse crescimento continue nos próximos anos.

Mas para que os políticos consigam influenciar o público não basta ter apenas a ferramenta é preciso elaborar uma boa estratégia. Um fator importante é ter um bom profissional que consiga colocar em prática todos os pontos importantes e que alcance um bom resultado.

Ao elaborar a estratégia é fundamental ter pessoas treinadas e capacitadas para criar uma rede de relacionamento de confiança. Que se preocupe com um conteúdo de qualidade, que saiba monitorar e responder com cuidado cada comentário durante todo o período das eleições.

Um grande diferencial é continuar mantendo essa página ativa após as eleições, informando aos seus eleitores os projetos, os gastos e outras promessas feitas na campanha. Assim é possível estreitar a relação com os eleitores e aumentar o nível de confiança. Além de garantir bons resultados para as próximas eleições nas redes sociais.

A utilização da mídia social na política vai ser o um grande destaque nas próximas eleições, campanhas já estão sendo elaboradas especificamente para as redes. Agora é esperar que os eleitores saibam usufruir desse espaço com inteligência e respeito.

Da mesma forma, os consumidores, hoje, também estão exigentes. Atualmente, o Brasil tem cerca de 107 milhões de usuários de internet. O marketing digital juntamente com estratégias como inbound marketing passou a ser essencial para qualquer empresa.

Com informações de DM.

Classifique este post

Comentários

Autor

admin