Investir em responsive site ou versão mobile?

 

Muitos dos que ouvem falar sobre responsive sites acreditam, sem sombra de dúvidas, que essa seja a melhor opção. Mas vamos refletir, será que o ideal não seria entender um pouco melhor ou ser bem orientado por um profissional da área para analisar as reais necessidades e não apenas surfar na onda da moda?

Primeiro vamos compreender o que é um responsive site. Sites com essa tecnologia detêm programação para identificar a resolução do seu navegador, ou seja, o tamanho da sua telinha para apresentar conteúdos, elementos e personalizações totalmente adaptados para o seu dispositivo, modulando a base já existente.

Já o mobile site é uma versão criada exclusivamente para celulares ou dispositivos de pequena resolução, podendo conter, inclusive, conteúdos próprios. Em resumo, uma versão independente ou autônoma do site criado para computadores ou notebooks.

Agora que sabemos o que são, vamos entender rapidamente os prós e contras.

Velocidade
Neste ponto o mobile site tem melhor desempenho, visto que o responsive site carrega praticamente todos os elementos e adaptações de todas as suas versões em qualquer dispositivo, ou seja, se você acessar do computador um responsive site, mesmo que não apresente itens para telas menores, tudo será carregado para seu computador, além do processamento destas modulações serem feitas pelo navegador do dispositivo, consumindo mais memória de processamento.

Como o mobile site é criado pensando exclusivamente em dispositivos de pequenas telas, tudo é customizado, não cobra maior processamento do navegador, pois nada tem necessidade de adaptação. O servidor de hospedagem já entrega o que deve ser apresentado.

Domínio ou endereço de acesso
Neste ponto não existe melhor ou pior, é mesmo uma questão de preferência, pois geralmente o mobile site tem endereço próprio como: “m.seusite.com.br” e o site principal fica em “www.seusite.com.br”. Você tem a opção de colocar uma linha de código em seu site principal para identificar telas de dispositivos móveis e redirecionar para o endereço do mobile site. No responsive site você acessa tudo no mesmo endereço sem separação de domínio, fica claro que é tudo o mesmo site e conteúdo, apenas adaptado à tela do dispositivo de acesso.

Manutenção
Já no quesito manutenção, o responsive site tem menor trabalho, pois tudo que é feito na base já reflete para todo e qualquer dispositivo, sem necessidade de replicar ou adaptar manualmente qualquer conteúdo ou imagem para as diferenças de resoluções.

No mobile site, como um projeto independente ou autônomo, será preciso direcionar conteúdo respeitando as particularidades desta versão, geralmente, isso promove um trabalho quase dobrado.

Preço
Para criação, a versão responsive site tem custo muito elevado ao mobile site, pois demanda um trabalho muito maior de todas as etapas: pré-projeto, criação e programação. Entretanto, a manutenção do responsive é, geralmente, muito menor do que a versão mobile.

É importante frisar que a durabilidade do projeto responsive tende a ser muito maior do que o mobile, ou seja, em médio prazo a versão mobile exige ajustes e alterações para atender as mudanças de resoluções.

Investir em responsive site ou versão mobile?
Classifique este post

Comentários

Autor

admin