Marketing digital: o que estou fazendo de errado?

Nos dias de hoje ainda encontramos muitos gestores de empresas que ignoram as boas práticas do marketing digital e só passam a entrar nesse meio por uma espécie de obrigação. Olham para a grama verde do concorrente e pensam: “Se a empresa X tem um perfil no Facebook, eu também tenho que ter um”. Então, aproveita as férias escolares do sobrinho para pedir a ele que crie uma fan page, que ficará sem uso depois da segunda ou terceira semana de lançamento. Essas e outras trapalhadas ajudam a afundar o marketing digital de qualquer organização.Então, como saber o que está sendo feito de errado para poder redirecionar os esforços? Aponto abaixo alguns dos erros comuns em marketing digital.

O clássico dos clássicos: não ter site

Toda empresa que se preze deve ter um site, ponto final. Não existe meio termo no meu entendimento, do tipo “não tenho site, mas tenho fan page”. Você pode sim ter uma outra forma de reunir seus dados digitais que não seja um site próprio da sua empresa, mas o efeito não é o mesmo. Ter uma fan page no lugar do site é, por exemplo, como morar de favor na casa de um parente por um tempo. Você não paga nada, porém, como a casa não é sua, não pode fazer determinadas coisas, como derrubar uma das paredes do seu quarto. Tenha um site, porque:

  • Através do site você mostra toda personalidade da sua empresa, seja pelo design, seja pelo conteúdo do mesmo;
  • No site você reúne todas as informações úteis sobre os produtos e serviços e sobre formas de contato;
    Pelo site você pode atender online;
  • Pelo site você pode vender online;
  • Também pode juntar no site todo conteúdo das suas mídias sociais e fornecer conteúdo para elas.

Um site te deixa muito mais “encontrável” na internet que outras maneiras. Considerando que todo mundo agora pesquisa na internet antes de adquirir um produto ou serviço, não estar lá é como não existir.

Fazer mal uso de um blog

Um blog também é um site, mas decidi separá-lo para detalhar mais sobre ele. Usando bem um blog consegue um engajamento forte e amplo. É uma mídia social dinâmica que permite ser ponte e porto para todas as demais. Ao invés disso, muitas empresas e profissionais criam blogs para cometer alguns erros:

  • Publicar textos uma vez perdida;
  • Falar apenas de si mesmo;
  • Falas somente de promoções e outros detalhes comerciais, em vez de entregar conteúdo ao leitor;
  • Não responder comentários;
  • Manter o mesmo layout por 4, 5 anos sem mudar nada.

Seu blog pode ser uma maravilhosa ferramenta de marketing, desde que você cuide dele como tal, se você não tem uma equipe estruturada pra isso, pode contar com uma agência digital Goiânia para alcançar resultado com o marketing de conteúdo, entre em contato com a Bamboo.

Ter perfil em redes sociais só por ter

O mesmo descaso cometido com blogs ocorre frequentemente com redes sociais mais populares. Mesmo sendo mais fácil atualizá-las, podendo ser feito via smartphone tranquilamente enquanto se espera a vez no dentista, por exemplo, ainda assim muitas empresas criam perfis, postam mensagens de conteúdo completamente inútil para os demais usuários da rede e depois perdem o estímulo por não estarem obtendo a resposta que gostariam. É claro que não teriam; quem gosta de conversar com que fala apenas de si mesmo para si mesmo? Outra coisa que se observa nas redes sociais: o direcionamento errado do conteúdo. Da mesma forma que é ruim não postar nada, é prejudicial ficar postando assuntos estritamente pessoais. Geralmente acontece quando o analista de mídias sociais não é analista coisa nenhuma e toma aquele perfil empresarial como se fosse seu perfil particular. A partir daí surgem gafes e situações que podem destruir a credibilidade de uma empresa por causa da imprudência de um “profissional”. Se você anda cometendo esses erros, talvez fosse interessante fazer uma análise do seu marketing digital usando o processo inverso. Em vez de ver o que está dando certo e o que é recomendável, veja tudo que está sendo feito de errado. O panorama da sua atuação no marketing digital fica ainda mais claro e sincero. É verdade que nem todo mundo gosta de reconhecer erros, mas é importante fazer isso.

Fonte: Ponto do Marketing

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