Métricas do Facebook. Entenda-as!

Muitas pessoas têm a dúvida sobre qual métrica do Facebook é a mais importante ou a que demonstra o maior resultado. A resposta é que não existe uma pré-definida, pois isso vai depender de qual é o seu objetivo na rede social. Não adianta desejar o “hall da fama” no Facebook se suas metas e objetivos não são esclarecidos. Com um planejamento bem definido e um plano de ação eficaz, o resultado positivo é certo!

Depois que você já definiu seu objetivo, vamos entender um pouco sobre essas métricas?

Likes da fanpage: É a maneira de saber quantos fãs sua página possui. Sua tendência é o crescimento, porém se não tiver um gerenciamento bacana de conteúdos e o monitoramento dos mesmos, pode haver uma queda ou uma imagem negativa diante do seu público. Se seu objetivo é aumentar o número de fãs, através de anúncios patrocinados será possível alcançar um maior número de pessoas. Você pode definir os critérios de abrangência desses posts através de valor pago, localização geográfica, faixa etária etc. Não se esqueça de que mais vale a qualidade dos seus “fãs” do que a quantidade dos mesmos em sua página.

Likes de um post: É o número de pessoas que curtiram determinado post que foi publicado. Através dessa métrica dá para saber um pouco mais sobre o comportamento dos seus fãs. Posts com imagens tendem a adquirir mais likes do que os que possuem apenas texto.

Cliques em links:
Essa métrica revela qual o número de pessoas que clicaram em um link que redireciona para seu site, blog ou outro site qualquer. Como o Facebook não fornece esse número, o ideal é que você use encurtadores que registram o numero de acessos em cada link.

Compartilhamento de um post: Quando seu post é compartilhado por um fã,  mais usuários visualizarão sua publicação. Investir em um post patrocinado pode fazer com que alcance mais pessoas, porém é a aderência da publicação com o seu target que determinará que haverá um número grande de compartilhamentos.

Alcance de uma publicação:
É a quantidade de pessoas que visualizaram a publicação 28 dias após a data que ela foi postada. Mede-se pela quantidade de vezes que aquele post foi carregado no feed de noticias dos seus fãs. Através dessa métrica, você poderá saber a quantidade de usuários que visualizaram seu conteúdo. Apenas o administrador da página poderá ver o alcance dos posts. Quando a publicação é promovida o alcance dessa publicação é maior!

Pessoas falando sobre isso (Página):
Se refere à soma de usuários que em sete dias fizeram qualquer interação relacionada à página. O Facebook entende qualquer ação como engajamento da parte do usuário, porém sabemos que é necessário mais que um clique para engajar literalmente à sua marca. Todos podem visualizar o resultado dessa métrica.