Motion Graphics: Design em Movimento

vídeos motion graphics

Os conteúdos audiovisuais são atraentes, populares e eficientes ferramentas para colocar sua marca em destaque. Mas como produzir conteúdos como estes sem gastar quantias enormes na produção? Os motion graphics são a solução.

Com uma linguagem híbrida, os motion graphics mesclam conceitos de design e de cinema para criar vídeos através da manipulação de formas e textos, transmitindo a sensação de movimento. Em conjunto, os motion graphics podem também conter elementos sonoros, como músicas, vinhetas ou uma locução.

Os primeiros motion graphics surgiram na década de 1950, quando as grandes produtoras de cinema de Hollywood convidaram artistas gráficos para criar aberturas ou encerramentos para seus filmes, que manteriam o público atento aos créditos da obra cinematográfica.

Desde então, o cinema e a televisão sempre utilizaram os motion graphics em suas produções.

Atualmente, com a popularização da internet e de vídeos em serviços como o Youtube, Vimeo e Facebook – entre outros – os motion graphics se apresentam uma ótima ferramenta para o marketing digital.

Conteúdos em vídeo atraem mais facilmente a atenção dos usuários, que costumam receber melhor um vídeo de um minuto do que ler um texto com dois ou três parágrafos.

Além disso, os motion graphics concentram sua produção na equipe de criação, reduzindo ou eliminando gastos com locações, atores, entre outros custos de produção que são necessários no desenvolvimento de vídeos convencionais.

Por tudo isso, os motion graphic estabeleceram também seu lugar nas estratégias de marketing digital e marcam cada vez mais presença na internet.

Veja alguns dos vídeos produzidos pela Bamboo Web Agency:

Classifique este post

Comentários

Autor

Pedro Henrique Malta

Jornalista formado pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO), colaborou com alguns dos principais jornais de Goiás e atuou como assessor de comunicação. Apaixonado pela indústria cultural, está sempre disposto a conhecer novas produções e utiliza as mídias sociais para a troca de informações e experiências.