Fazer um planejamento de marketing digital é essencial para qualquer campanha. O objetivo principal do marketing é desenvolver vendas: pode ser de um produto, serviços ou ideias. Desenvolver uma venda é muito mais que, simplesmente, vender. É monitorar as etapas, corrigir o fluxo quando necessário e entregar valor ao cliente.

O marketing digital não é diferente. Ele apenas usa outros métodos de comunicação. Às vezes, outras formas de acompanhar o prospect em sua jornada de compra. Ou, até mesmo, outras ferramentas para avaliar o grau de satisfação do cliente.

Se marketing reúne diversas metodologias e técnicas para desenvolver vendas, o marketing digital é tudo isso feito em outro ambiente: a internet.

Não se discute mais qual a importância do marketing para uma empresa. Da mesma forma, não faz sentido discutir a importância do marketing na internet que, só no Brasil, tem cerca de 100 milhões de usuários.

Então, segue algumas dicas importantes de como fazer um plano de marketing digital.

1 – Entenda a situação atual

É preciso entender o hoje para poder definir metas para amanhã. Por isso, fazer um diagnóstico da sua empresa em relação à internet é de suma importância para o desenvolvimento do seu planejamento de marketing digital.

“O que não pode ser medido, não pode ser gerenciado” é uma clássica frase do estatístico e professor universitário William Edwards que é repetida diversas vezes por ser uma grande verdade.

Você quer escalonar seu negócio, é preciso entender seus números hoje. Você quer otimizar suas vendas com sua equipe atual, é preciso entender seus números. Você quer encurtar a jornada de compra, é preciso entender seus números.

E para entender sua situação hoje, anote as respostas dessas perguntas:

  • Você gera algum negócio com seu site?
  • Quantas visitas únicas ele tem?
  • Qual a taxa de conversão dos visitantes em leads?
  • Qual a taxa de conversão de leads em vendas?
  • Qual landing page com a maior taxa de conversão?
  • As metas foram alcançadas?

2 – Defina um objetivo para o plano de marketing digital

Uma vez um professor me disse que uma empresa sem um objetivo bem definido é como um trem sem trilho: sozinha não sai do lugar. Às vezes, é simplesmente levada pelo um bom momento do mercado.

No primeiro passo, você fez um diagnóstico da sua empresa e isso não vai apenas ajudá-lo a enxergar melhor a atual situação, mas apoiá-lo na definição do objetivo. E esse objetivo é o que vai desenhar todo o seu planejamento.

Entenda qual é a dor do seu negócio

  • Você precisa de mais visitantes, gerar mais conteúdos?
  • Você precisa de melhorar a taxa de conversão dos leads em vendas?
  • Você precisa redesenhar a persona?

Às vezes, seu negócio gera bastantes visitas, porém poucos leads

  • Você tem call to actions suficientes?
  • Você está atraindo as pessoas certas para o seu site?
  • Suas landing pages estão otimizadas?

Ou você gera leads, mas não gera vendas

  • Os leads são nutridos corretamente?
  • Os leads são qualificados?
  • Sua equipe de vendas está preparada para esse tipo de vendas?
  • Você sabe o que de fato é uma oportunidade para o seu negócio?

3 – Defina suas métricas para o seu planejamento de marketing digital

Você definiu seu objetivo, agora é importante definir quais KPI’s (Key Performance Indicators) ou indicadores-chave de desempenho são importantes para atingir o seu objetivo principal.

Se o seu objetivo é otimizar seus investimentos, o Custo de Aquisição de Clientes (CAC) é uma métrica interessantes de ser acompanhada, por exemplo. É ela que vai revelar se suas ações estão surtindo efeito.

Essas foram 3 dicas rápidas de planejamento de marketing digital, se você tem mais alguma dica ou dúvida, compartilha comigo nos comentários.

 

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Planejamento de marketing digital: como fazer um em 3 passos
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Leandro Sousa

Com mais de 5 anos de experiência com marketing digital, é gerente de estratégias da Bamboo. Formado em Jornalismo, iniciou sua carreira como redator. Respira, diariamente, inbound marketing, mídia digital e marketing de conteúdo.