Planejar é preciso!

Já não é mais nenhuma novidade a importância de estar presente nas redes sociais. Hoje, a maioria das empresas, seja ela de pequeno porte ou multinacional, possuem perfis ou páginas para fortalecerem o relacionamento com o seu público. Não  podemos mais pensar em estratégias de marketing sem considerar as redes sociais. No entanto, não saber se posicionar e não saber planejar são uns dos principais tiros no pé que uma empresa pode cometer.

O ponto de partida para se fazer uma campanha de marketing digital é definir objetivos e estratégias. Saber onde está e aonde quer chegar num determinado período de tempo, faz com que você veja com clareza quais os meios necessários para alcançar sua meta. Depois de definido quais são seus objetivos e quais serão as estratégias, a próxima etapa é planejar as ações táticas. Essas ações deverão ser preparadas para que sirvam de indicadores de desempenho (KPI’s – Key Performance Indicators) e assim serão úteis para o acompanhamento dos resultados. Caso seja necessário, haverá tempo para mudar as ações. Outra coisa que precisa ficar definido no seu planejamento é se suas ações serão voltadas para o aumento do número de vendas ou se vai trabalhar com o fortalecimento da marca. É claro que o branding contribui muito para o crescimento das vendas, no entanto, para ficarem mais específicos seus objetivos é melhor trabalhar separadamente.

Segmentação

Para sua marca se comunicar bem com o seu target (público-alvo), uma das melhores maneiras é a segmentação. Kotler já afirmou o quanto segmentar suas ações a nichos gera melhores resultados. Elas ampliam as possibilidades de um melhor relacionamento com o seu público podendo então entender e responder pelos seus anseios.

O Facebook, por exemplo, possui a ferramenta Insigths que facilita a compreensão através de dados e análises de fácil compreensão. Você irá encontrar dados sobre as curtidas, comentários, localização geográfica dos acessos em sua página, faixa etária, dentre outras informações úteis. Algumas outras ferramentas como Scup, GraphMonitor, Livebuzz também podem ser úteis para a mensuração de dados e o monitoramento. Saber para quem se comunicar é uma grande vantagem para as marcas, assim conseguem sair na frente criando estratégias eficientes e que geram retornos positivos.

Lembre-se, o planejamento é o caminho mais eficiente para o sucesso de sua marca nas redes sociais.