O Scup, empresa líder em monitoramento de redes sociais, liberou nessa semana a 4ª edição do estudo Horários Nobres, que analisou em que horários o Facebook, Twitter e Instagram foram mais acessados durante todo o ano de 2013.

Foram mais de 86 milhões publicações monitoradas durante todo o ano passado, o que dá uma boa ideia da importância desse estudo para que as empresas possam organizar planos de ações nas redes sociais mais relevantes, com mais engajamento e que tragam mais retorno em captação e fidelização de clientes, além de fortalecer a imagem das companhias com relação ao mercado.

Dos 35 milhões de posts analisados no Facebook, em média, a maior parte surgiu e teve mais atividades entre as 11 e 20 horas. Isso aconteceu todos os dias da semana, principalmente, às quintas-feiras. Só nesse dia da semana, foram registrados mais de 360 mil menções durante o ano de 2013, isso considerando somente o período entre 11 e 12 horas!

Quando analisado, o Twitter apresentou uma estabilidade no rítmo de atividades, partindo das 11 horas e mantendo a mesma média de publicações até a meia-noite. O principal pico de atividades do Twitter foi registrado nas terças-feiras, entre 22 e 23 horas. Foram mais de 585 mil publicações em 2013 somente nesse período. O total de publicações monitoradas no ano foi de 49 milhões.

Mais novo entre os concorrentes, o Instagram teve apenas cerca de 1,5 milhão de publicações monitoradas, mas demonstrou um maior potencial para as empresas nos fins de semana, quando os usuários costumam apresentar maior atividade. 32% das publicações da rede aconteceram aos sábados e domingos. Já em termos gerais, o Instagram apresentou o pico de atividade a partir das 17 e seguindo até as 22 horas. O sábado foi o dia mais acessado, com mais de 16% do total de publicações.

O estudo completo, com análises gerais e diárias e todos os gráficos, está disponível no site do Scup. Os motivos para o aumento das atividades não estão descritos, mas com certeza o estudo ajuda a ter uma ótima noção de como organizar as atividades nas rede sociais para os meses que virão.

Scup revela ‘horário nobre’ das redes sociais
Classifique este post

Pedro Henrique Malta

Jornalista formado pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO), colaborou com alguns dos principais jornais de Goiás e atuou como assessor de comunicação. Apaixonado pela indústria cultural, está sempre disposto a conhecer novas produções e utiliza as mídias sociais para a troca de informações e experiências.