O conceituado dicionário da língua inglesa Oxford escolheu “selfie” como a palavra do ano de 2013. Segundo pesquisa realizada pelos editores da publicação, desde 2012, o uso da palavra aumentou 17.000%, isso mesmo, dezessete mil porcento.

Apesar da palavra não ter sido inserida no Oxford English Dictionary (OED), ela está no OxfordDictionaries.com desde agosto deste ano.

Definição de ‘selfie’ pelo  OxfordDictionaries.com:

Uma fotografia feita de si mesmo, geralmente com um smartphone ou webcam e enviada para um site de mídia social.

Segundo o Oxford Dictionaries, a palavra do ano não precisa ser necessariamente inventada nos últimos 12 meses, porém o seu uso deve ser notável nesse período. A palavra “selfie”, por exemplo, tem o seu registro mais antigo em 2002, quando foi usada em um fórum australiano. Já em 2004, também foi usada como hashtag do Flickr, mas foi em 2012/2013 que realmente se popularizou.

Com certeza, o Instagram é o principal responsável por essa nova onda. Segundo a ferramenta Statigram, a hashtag selfie já foi usada mais de 57 milhões de vezes na rede social.

Segue o movimento

Como não poderia ser diferente, é no Instagram onde está o líder do movimento selfie. Bem, pelo menos é assim como se autodenomina o usuário mrpimpgoodgame que já tem mais de 118 mil seguidores.

Em seu perfil no Instagram tem quase 300 postagens do mais puro selfie.

Na onda

Aproveitando o “boom” dos selfies, a agência Lowe Cape Town criou uma inteligente campanha para o jornal Cape Times, da África do Sul. Imagens históricas foram modificadas para que se tornassem selfies. As peças eram acompanhadas pela frase: “Você não poderia estar mais perto das notícias”.

 

Selfie é palavra do ano na língua inglesa, segundo o Oxford
Classifique este post

Leandro Sousa

Com mais de 5 anos de experiência com marketing digital, é gerente de estratégias da Bamboo. Formado em Jornalismo, iniciou sua carreira como redator. Respira, diariamente, inbound marketing, mídia digital e marketing de conteúdo.