Teste A/B para E-mail Marketing: como criar campanhas de sucesso

Teste A/B para E-mail Marketing

Você tem ideia de como um Teste A/B para e-mail marketing pode ajudar a sua empresa? Entrar em contato com o público por meio de e-mails é sim uma estratégia capaz de aumentar o número de venda das empresas, mas nem sempre isso é feito da melhor forma. Leia este texto e veja o que é preciso fazer para que o e-mail marketing dê os resultados positivos que você tanto espera.

O que é o Teste A/B

Em uma breve explicação, o Teste A/B consiste em exibir ao público diferentes versões de páginas, artes, e-mails, entre outros conteúdos, com o intuito de avaliar qual das versões teve os melhores resultados de conversão.

A grande sacada por trás disso é que com os dados coletados a empresa evita desperdiçar verba com abordagens pouco ou nada eficientes, tudo isso com o bônus de descobrir uma comunicação mais atrativa para o público.

O Teste A/B, então, serve para melhorar o ROI (retorno sobre investimento) das suas estratégias de marketing.

Na prática, como isso funciona dentro do e-mail marketing?

Aplicando o Teste A/B em E-mail marketing

A primeira utilidade do Teste A/B em uma campanha de e-mail marketing é na captação de leads. Através dele você pode descobrir que tipo de landing page consegue conquistar mais leads. É uma que oferece e-book? Workshop gratuito? Com um fundo amarelo? Roxo?

Tudo isso pode ser testado facilmente com ferramentas de Teste A/B, permitindo que você analise os dados e saiba em que tipo de landing page e iscas digitais o seu orçamento deve ser investido.

O segundo passo é saber quais pontos do seu e-mail precisam ser melhorados. Como assim?

Se a taxa de abertura de seus e-mails está baixa, por exemplo, não adianta querer melhorar o corpo do e-mail. O público nem mesmo está chegando até essa parte. Em uma situação como essa o ideal seria melhorar o assunto do e-mail.

Essa lógica serve para que você dê prioridade aos aspectos mais importantes naquele exato momento e consiga gerar mudanças nos seus resultados com mais velocidade.

A seguir, veja os aspectos da sua estratégia de e-mail marketing que devem ser analisados:

  • Chamada para a ação 
  • Assunto: 15% de desconto X Você está perdendo R$ 100 (uma forma diferente de mostrar ao lead a economia gerada pela sua oferta)
  • Layout do e-mail: apenas texto? Texto e imagens? Estrutura em HTML?
  • Estilo da mensagem: linguagem formal ou informal? Terceira ou primeira pessoa?
  • O texto do e-mail: o discurso usado para incentivar o leitor a clicar no link
  • Imagens: será que outra imagem converteria melhor?
  • A oferta

Cada um desses itens tem seu papel. O assunto e o começo do e-mail, que é visto incompletamente dentro da caixa de entrada, são fundamentais para que o usuário abra o e-mail, enquanto o estilo da mensagem e o discurso têm o objetivo de prender a atenção do usuário, assim como a imagem (ou a falta dela).

A importância do Teste A/B para a análise do resultado do e-mail marketing

É por isso que não dá para julgar o sucesso de um e-mail marketing apenas pela sua oferta. Vale destacar que “a oferta” não é necessariamente um produto ou serviço que você está oferecendo, e sim aquilo que está sendo proposto no e-mail, como a indicação de leitura de um post específico do seu blog.

Será que você está indicando o post certo para a pessoa certa? E em casos que a oferta é mesmo de um produto, será que você está fazendo a oferta mais interessante? Você poderia trocar um desconto, por exemplo, por um brinde junto da compra, ou vice-versa.

É justamente com o Teste A/B que você saberá quais abordagens e táticas são mais eficientes para o seu público, até mesmo em diferentes etapas do seu funil de vendas.

Você não conseguirá criar uma campanha eficiente, de bom custo benefício, enquanto não analisar todos os itens mencionados anteriormente.

Quer aprender ainda mais sobre marketing digital e receber dicas imperdíveis para fazer uma ótima campanha de e-mail marketing? Então é só preencher o formulário abaixo e assinar gratuitamente a nossa newsletter. Você terá diretamente em seu e-mail as melhores táticas do mercado sem precisar procurar por nada!


Classifique este post

Comentários

Autor

[email protected]