Como definir o tom de voz das suas redes sociais?

tom de voz das redes sociais

Não importa se é no Facebook ou em um outdoor: a comunicação da sua empresa deve ser sempre coerente. E um dos elementos que fazem parte da identidade da sua marca é o tom de voz das redes sociais.

A maneira como alguém fala diz muito sobre quem ela é. Se a sua marca vende para o público jovem, precisa falar como ele para aumentar suas chances de sucesso. Por outro lado, se faz negócio com gente idosa, também tem que se adequar a isso.

Essa simplificação não representa toda a complexidade da questão, mas ajuda a mostrar como certas variações são possíveis e fazem toda a diferença. Você já parou para pensar no tom de voz das redes sociais que a sua empresa deve adotar?

Por que o tom de voz das redes sociais é importante?

A redação publicitária não está presente apenas nos anúncios de revistas e outdoors: ela também é essencial para que o marketing digital funcione. Para que a sua marca tenha uma presença competente nesse ambiente, ela precisa se portar da maneira correta. Isso significa ajustar o tom de voz das redes sociais.

As redes sociais oferecem diversas oportunidades de impactar o seu público com uma comunicação eficiente. Para começar, temos posts orgânicos, que podem ser textos, fotos, vídeos e até links. Podemos ir além e planejar publicações patrocinadas, que conseguem atingir muito mais público e gerar números altamente vantajosos.

Todos esses espaços precisam de um tom de voz adequado para que a sua estratégia dê certo. Isso é produto de um estudo aprofundado que toda marca deve fazer ao ingressar nessas plataformas. Se você ainda não fez isso, está na hora de começar.

Como definir o tom de voz das redes sociais?

Para facilitar, separamos a seguir os principais pontos que precisam ser considerados ao determinar o melhor tom de voz das redes sociais que a sua marca precisa adotar:

A marca

O jeito como a sua empresa fala é algo que faz parte da identidade dela. Esse tom se manifesta de várias formas, desde campanhas publicitárias até releases de imprensa. É necessário levar em conta a maneira como a sua marca quer ser vista para chegar até a voz adequada que deve utilizar.

O público

O tom de voz das redes sociais precisa gerar identificação com a sua audiência. Não faz sentido falar de um jeito diferente do seu público-alvo. Considere a personalidade, gênero, classe social e jeito de falar da maioria dessas pessoas para implementar o tom adequado.

A rede social

Por fim, a plataforma onde a sua marca está falando também serve como um critério importante. Isso não significa que você deve adotar um tom de voz das redes sociais igual ao de todo mundo, mas precisa ser condizente com as expectativas de que usa essas plataformas.

O tom de voz das redes sociais é um dos elementos decisivos para a sua mensagem publicitária ser adequadamente absorvida pelo público e gerar os retornos que você deseja. Nunca inicie nenhuma estratégia sem antes conhecer muito bem quem é o seu público-alvo e ter domínio completo a respeito da identidade da sua marca. Faça experimentos e mensure os resultados obtidos para ter certeza da sua performance.

Já que o assunto é redes sociais, aproveite para curtir a nossa página no Facebook!

Como definir o tom de voz das suas redes sociais?
5 (100%) 2 votes

Comentários

Autor

admin