Trabalhar com marketing é estar em constante busca por inovações e ferramentas que possam trazer os melhores resultados — e se possível, por um bom preço. Para quem tem que lidar diretamente com o departamento de vendas, a pressão por bons números é ainda maior.

Exatamente por esse motivo, este post vai falar sobre o que é Inbound Marketing e detalhar como ele pode ajudar você a aumentar as vendas e alavancar o seu negócio. Confira!

O que é o Inbound Marketing?

Também chamado de “marketing de atração”, o Inbound marketing é um conjunto de técnicas e processos — geralmente envolvendo SEO, mídias sociais e criação de conteúdo — que tem por objetivo a conversão de novos clientes e a fidelização dos já existentes.

Sobretudo, isso é feito por meio da criação e disponibilização de conteúdo relevante. O que, por sua vez, desenvolve um vínculo comunicacional entre a empresa e o público, onde o esforço de venda acaba por acontecer de forma branda e natural.

Como o Inbound Marketing pode aumentar as vendas?

Os motivos que levam uma pessoa a comprar de uma certa marca vão além dos preços e promoções: elas escolhem aquelas empresas que souberam criar laços de confiança e admiração. Nesse sentido, o Inbound Marketing foca na elaboração de uma relação pautada por conteúdos que ajudam os clientes e potenciais clientes a resolverem seus problemas. Ou seja, é uma forma de aproximação estratégica que pode render bons frutos.

Para alcançar tal objetivo, essa estratégia abrange todo o processo do funil de vendas, entregando conteúdos específicos nestas três fases:

Topo do Funil

Fase em que a persona ainda não tem uma ideia exata de qual é a sua necessidade e qual produto ou serviço que deseja adquirir. É um momento de descoberta e interesse.

Meio do Funil

Neste ponto, a persona já sabe que tem um problema e começa a usar a internet para encontrar uma solução. Aqui já existe uma intenção real de compra.

Fundo do Funil

Fase final do funil: nesse momento a persona já está pronta para comprar o produto ou serviço que vai resolver o seu problema. É neste ponto que a equipe de vendas começa um trabalho para fechar o negócio.

Como fazer o Inbound Marketing?

Existem inúmeras maneiras de planejar, produzir e divulgar conteúdo relevante na internet. Todavia, é importante contar com a expertise de uma agência especializada para obter os melhores resultados.

Vale ressaltar ainda que o Inbound Marketing é pautado pela atração do público, e não na “interrupção”, muito comum em outros modelos de publicidade, como é o caso de um comercial televisivo, por exemplo. Tendo isso em mente, para atrair a atenção das pessoas, é preciso haver um esforço e seguir algumas recomendações:

Conheça seu público

Você precisa saber com quem está falando para conseguir criar conexões. O conceito de “persona” é justamente o de descrever seu público de forma intimamente detalhada, indo além de informações demográficas.

Seja útil

Criar conteúdo útil e relevante é a principal parte do processo do Inbound Marketing. Deve-se pensar sobre como ajudar a persona e falar com ela de forma direta e objetiva.

Converta leads em vendas

Depois que a persona se interessou pelo seu conteúdo, se inscreveu na sua newsletter e demonstrou interesse em comprar, é hora de realizar um esforço de venda. A vantagem de conhecer bem o seu público é a possibilidade mais assertiva na hora de fechar essa etapa.

Como você pôde ver, usar o Inbound Marketing para aumentar as vendas é uma forma eficiente de expandir os resultados além de uma única finalidade.  Afinal, é uma solução mais profunda e abrangente para atrair consumidores, fidelizar clientes e ampliar os horizontes da sua empresa.

E agora que você já sabe como funciona o  Inbound Marketing, clique aqui e conheça um de nossos cases que teve um aumento de 450% de leads.

Como o Inbound Marketing pode ajudar a aumentar as minhas vendas?
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Leandro Sousa

Com mais de 5 anos de experiência com marketing digital, é gerente de estratégias da Bamboo. Formado em Jornalismo, iniciou sua carreira como redator. Respira, diariamente, inbound marketing, mídia digital e marketing de conteúdo.