Com tantos dados e números sendo coletados a todo o momento, não é difícil perder o foco sobre o que cada resultado realmente significa para seu planejamento de marketing digital. Por isso, é importante definir indicadores-chave de performance (KPI’s – Key Performance Indicators).

O que são KPI’s?

Os KPI’s são formas de medir se suas ações estão efetivamente atingindo os objetivos propostos.

Dentre os milhares de indicadores que podem ser medidos praticamente em tempo real, existem aqueles que são realmente determinantes para suas estratégias de marketing digital. Estes são seus KPI’s.

KPI’s e métricas

Métrica é tudo que pode ser medido. Quando uma métrica se torna relevante para determinar sua estratégia, ela se torna um indicador-chave de performance, um KPI.

Ou seja, o que determina seu KPI é a importância de uma ou mais métricas para o objetivo que você deseja alcançar. Todas as métricas tem seu valor e não devem ser descartadas, mas nem todas se caracterizam como verdadeiros indicadores de desempenho.

Como escolher seus KPI’s

Em primeiro lugar, você precisa entender o que é relevante para seu objetivo.

Digamos que você deseja ter mais visitas em seu blog: Os indicadores que realmente importam são a média de visitas em seu blog e a origem destas visitas. Para este objetivo, dados como o tempo que seu visitante passa no blog não são tão relevantes no momento.

Isso porque, para conseguir mais visitas, sua estratégia será investir em canais que geram mais acessos e acompanhar o reflexo disso em seu número de visitas.

Seu KPI é a relação entre os acessos e as origens dos acessos ao seu blog, mas o outros dados podem ser KPI para outras estratégias: Se você deseja aumentar as vendas de seu e-commerce, o seu indicador-chave de performance será a relação entre o tempo que as pessoas passam em determinada página do seu blog e quais as páginas que têm mais acessos.

Este KPI ajuda você a entender quais os conteúdos que atraem mais o interesse de seu público. Com base nestes dados você pode oferecer produtos e argumentos de venda mais interessantes aos visitantes, aumentando a conversão em vendas.

Estes são exemplos simples, existem vários indicadores diferentes que serão seus KPI’s de acordo com seus objetivos.

Em algumas situações você terá apenas um indicador-chave, outras você deverá levar em conta uma variedade de KPI’s. É importante sempre analisar seus KPI’s, comparar com outros indicadores e entender como um ou outro está relacionado com o seu resultado final.

Determine seus KPI’s, trabalhe com inteligência e analise constantemente seus indicadores para conseguir resultados reais, que realmente influenciam positivamente em suas estratégias de marketing digital.

KPI’s: O que são e qual a importância destes indicadores
5 (100%) 4 votos

Pedro Henrique Malta

Jornalista formado pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO), colaborou com alguns dos principais jornais de Goiás e atuou como assessor de comunicação. Apaixonado pela indústria cultural, está sempre disposto a conhecer novas produções e utiliza as mídias sociais para a troca de informações e experiências.