Geração de leads: qual a importância e como fazer para o seu negócio?

geração de leads

Geração de leads: é máquina necessária para que uma empresa tenha novos negócios. Quando a equipe de marketing define um bom planejamento digital e consegue colocá-lo em prática, as demandas para o departamento comercial vão surgir.

Antes de entender como funciona esse processo de gerar leads, primeiro é necessário saber: o que é um lead?

O que é um lead?

Milhares de pessoas estão na internet diariamente. O sentido da expressão “vou conectar na internet” se perdeu com o tempo, pois hoje as pessoas estão sempre conectadas. Só no Brasil são mais de 100 milhões de pessoas: tirando dúvidas, pagando contas, fazendo investimentos, compras ou se divertindo.

Imagine que seu site é uma loja de rua em uma avenida muito movimentada. Milhões de pessoas passam por lá frequentemente, várias delas, às vezes, entram nela, porém, não compra nada. E o pior, você simplesmente não tem como entrar em contato com elas caso chegue algo que elas procuravam. Talvez, você oferece algo do interesse delas e gratuitamente, elas confiaram em sua loja o suficientemente para deixar algum contato.

Um lead é isso: um visitante em seu site que fornece informações de contato para sua marca voluntariamente. A partir daí,  dando inicio a um relacionamento que, se bem cultivado, pode levar a uma compra de seus produtos ou serviços.

Pontanto, um lead é um cliente em potencial.

gerar leads e sua importância

Por que é tão importante para sua marca gerar leads?

Os leads permitem à sua marca formar um banco de dados dos potenciais clientes. Informações que, se bem analisadas, permitem ao seu negócio entender quem são os clientes em potenciais. Perceber o que eles gostam, o que eles querem, o que eles não sabem e o que eles gostariam de aprender dentro da sua área de atuação.

Todos esses dados podem ser utilizados no posicionamento da marca em relação aos clientes. Enviar e-mails marketing, ofertas, conteúdos  para leads de acordo com o interesse dele e, finalmente, oferecer um produto que é relevante para ele.

Geração de leads: como fazer?

Você já entendeu a importância de gerar leads, mas como fazer isso?A resposta é simples: conteúdo relevante para cada fase do funil de vendas.

A forma mais eficiente de promover a geração de leads é oferecer aos visitantes que chegam aos seu site e blog conteúdos que lhes interessam, que eles queiram de fato ter acesso.

Entenda a dor do seu futuro cliente e crie materiais que possam de fato ajudá-lo.

Esses materiais são as “iscas” para que você inicie um relacionamento com o leads. Veja alguns exemplos de iscas:

  • Ebook;
  • Webinar;
  • Consultoria;
  • Planilhas;
  • Templates;
  • Inforgráficos.

Esses são alguns exemplos de materiais que podem ser acessados pelo leitor em troca apenas de algumas informações de cadastro.

Sabendo como contatar estes leads – os materiais que interessaram a eles e outras informações que você solicitar em seu questionário -, você poderá conduzir a jornada de compra enviando novos conteúdos personalizados para cada perfil. Desta forma, você faz com que o lead percorra o funil de conversão até que ele realize sua primeira compra, se tornando assim um cliente.

O caminho entre tornar um simples visitante em um cliente e até mesmo em um fã de seu negócio passa diretamente pela geração de leads e como conduzí-los durante o processo de nutrição. Trabalhar os leads da forma correta, entendendo suas necessidades e acompanhando-os em todas as fases do funil de conversão, faz parte da otimização de suas vendas.

As estratégias do Inbound Marketing geram uma atenção especial a todo o processo de geração e conversão de leads para seu negócio. Se você tem alguma dúvida, comente esse post para que possamos ajudá-lo.

Geração de leads: qual a importância e como fazer para o seu negócio?
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Autor

Pedro Henrique Malta

Jornalista formado pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO), colaborou com alguns dos principais jornais de Goiás e atuou como assessor de comunicação. Apaixonado pela indústria cultural, está sempre disposto a conhecer novas produções e utiliza as mídias sociais para a troca de informações e experiências.